DicasFree.com » Menstruação » Menstruação atrasada já com 10 dias

Menstruação atrasada já com 10 dias

O atraso menstrual é um problema que pode tirar o sono de muitas mulheres. Se você está com esse mesmo problema e não sabe o que fazer, calma! Confira nosso artigo e esclareça suas principais dúvidas.

     

Quando a menstruação atrasa, a primeira reação é o desespero. Embora seja incomum em mulheres com idade superior a 18 anos, a menstruação atrasada pode ser sinal de alerta para outros problemas, não estando relacionada especificamente somente a gravidez.

Embora seja muito comum os casos de ligação entre atraso menstrual e gravidez, é possível que o problema esteja se dê a outros fatores. Para acabar com sua dúvida de vez, o primeiro passo é fazer o teste de gravidez (de farmácia) depois de 10 dias.

Ele poderá indicar se existe a possibilidade ou não da gestação. Se der negativo e a dúvida ainda persistir, faça o exame de sangue, esse impossivelmente dará resultado errado. Em casos de positivo, também procure a confirmação através do exame de sangue. Denotaremos abaixo possíveis causas, confira:

Gravidez – Quando há a presença da formação de um feto, naturalmente a menstruação é interrompida. Isso porque o sistema reprodutor feminino deverá se organizar para que haja o crescimento do bebê. Portanto, procure o mais rápido possível o teste de farmácia ou de sangue.

Gravidez psicológica – A gravidez psicológica é como uma preocupação. Ela se aloja no seu cérebro fazendo acreditar que está grávida, isso permite que tenha todos os sintomas e ainda sofra todos os pormenores de uma gravidez. Mas é bom ficar atento, isso pode ser um distúrbio mental.

Estresse – O estresse é um dos principais motivos pelos quais as mulheres precisam lidar com o atraso. Com a vida corrida e o dia-a-dia cheio, dificilmente é possível fazer com que o sistema reprodutor continue regulado. De qualquer forma, se alimente bem, faça ingestão de líquidos e mantenha seu corpo em movimento. Além das visitas periódicas ao ginecologista.

Medicamentos com fórmulas que desregulam o ciclo – O uso de medicamentos também pode ser um fator determinante no ciclo, isso porque algumas fórmulas são compostas por substâncias nocivas ao organismo e consequentemente há tal demora.

Doenças – Além do que já fora citado acima, as doenças também estão ligadas ao atraso, principalmente as que diz respeitam ao ciclo. É possível que seu atraso esteja ligado a um cisto, câncer de útero, infecções, entre outros tipos de enfermidades.

Atraso menstrual (Foto: Reprodução)

Suspensão do anticoncepcional – O uso do anticoncepcional é totalmente preventivo e recomendado, contudo é importante que sua suspensão não seja repentina. Caso esteja nesse tipo de quadro, naturalmente sua menstruação poderá sofrer alterações, não se preocupe, apenas procure orientação médica.

Obesidade – O excesso de peso categorizado como obesidade é sim um agravante quando estamos tratando de ciclo menstrual. É importante que esteja equilibrado, o excesso dele resultará não somente no atraso, mas também no desenvolvimento de outras doenças.

Perda de peso rápido – A perda ou o ganho de peso repentino ou devido qualquer tipo de doença degradante também resulta em atraso. Nesse caso, é indispensável que haja o acompanhamento clínico e a orientação correta da paciente.

Menstruação irregular – A irregularidade menstrual pode ser comum em meninas com menos de 18 anos, portanto se você se encaixa nesse perfil, naturalmente ocorrerá atrasos entre 5 e 15 dias, de qualquer forma procure seu ginecologista e receba maiores informações.

Excesso de atividade física – Mulheres que tem vida ativa e possuem treino pesado também estão sujeitas. De toda forma, é bom que esteja sendo acompanhada por um especialista, tanto da área de educação física quanto da área de nutrição.

Atenção: Nenhuma das informações aqui prescritas podem fazer substituição da orientação do seu médico pessoal. É muito importante que se informe corretamente sobre o seu atraso e ninguém melhor do que um profissional para orientá-lo. Cuidar da sua saúde íntima é importante para o bem estar geral!

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?