DicasFree.com » Mulher » Menstruação atrasada é gravidez?

Menstruação atrasada é gravidez?

Você sabia que o atraso menstrual nem sempre está ligado à gravidez? Clique aqui e esclareça todas as suas dúvidas.

     

O corpo feminino trabalha em perfeita sincronia, com um ciclo menstrual que se inicia ainda na puberdade e chega ao fim próximo ou após os 40 anos de idade. Quando a menstruação atrasa, a primeira coisa que a mulher pensa é “estou grávida!“, então o desespero é total!

A orientação para elas é que, antes de acreditar estar grávida devido ao atraso, pense por um minuto. Lembre ou tente se lembrar de todas as relações íntimas que teve nas últimas semanas ou meses. Se não conseguir com clareza, não sofra por antecipação.

Fique tranquila! Pense na possibilidade de que há algo errado com seu organismo, pois nem sempre menstruação atrasada significa gravidez, o motivo principal pode ser qualquer disfunção com relação a taxa hormonal.

Atraso menstrual.
(Foto: Reprodução)

Se você vive ultimamente uma rotina agitada, a beira de um ataque de nervos, sua menstruação é regular mas houve atraso saiba que pode ser estresse, esse é um dos vilões que desregulam o fluxo. Tente se acalmar e vá ao ginecologista.

Como o estresse age no ciclo?

Diante de uma situação de extrema de tensão, seu corpo produz cortisol (hormônio) em níveis elevados. Com essa taxa elevada, ele bloqueia o GnRH, hormônio responsável pela quebra do ciclo, devido a isso tendemos a ter um pequeno desregulamento.

Se possui ciclo menstrual normal e por algum motivo deixou de tomar a pílula anticoncepcional e houve o atraso, procure seu ginecologista, o mesmo indicará a dosagem exata do hormônio ideal.

Há vários fatores que contribuem para tal situação, não apenas a suspeita de gravidez. É preciso ter muita cautela, pense nas diversas possibilidades existentes e para acabar de vez com suas dúvidas, faça um teste de farmácia que custa entre R$14,00 e R$20,00 em qualquer lugar do país.

Claro que, se o atraso ocorre por mais de um mês, as possibilidades de gravidez aumentam, será necessário procurar um exame de sangue para testificar a existência de um feto ou o desenvolvimento de uma doença.

Fique tranquila e organize-se para tirar suas dúvidas!

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?