DicasFree.com » Doença » Medo de tomar banho

Medo de tomar banho

Descubra neste artigo porque existem pessoas com medo de tomar banho, quem são elas, quais sintomas e a denominação desta fobia. Acompanhe!

     

Com nossa política social e pessoal voltada à higiene, não imaginamos que existem pessoas que possam desenvolver o medo do banho. Pois é, isso é um fato! Há milhares delas espalhadas por aí, que precisam de atenção e tratamento.

Antes de nos aprofundarmos no tema, ligeiramente devemos nos lembrar de um personagem criado pelo desenhista Maurício de Sousa, o Cascão, no qual retrata um menino que simplesmente tem pavor de tomar banho!

Fora dos gibis, esse problema é um sério transtorno e precisa ser combatido. Seu nome é ablutofobia, trata-se de uma patologia onde há (insanamente) o intenso receio de se higienizar. Assim como outras fobias, as causas podem ser diversas e estarem associadas a traumas, principalmente na infância, período em que elas surgem com maior frequência.

Medo de tomar banho. (Foto: Reprodução)

Isso faz com que haja um desencadeamento de várias outras doenças causadas pela má higienização. Esse medo excessivo é confundido com a falta de vontade.

A melhor forma de vencer esse obstáculo é condicionar-se ao banho diariamente. A atividade deve ser realizada com disciplina nos primeiros dias, mas promete virar costume depois de algum tempo.

Se mesmo com o esforço, esse pavor persistir é importante procurar um especialista e efetuar o tratamento adequado. Esse consiste na terapia cognitivo-comportamental, forma semelhante para tratar outras fobias.

Nas sessões o paciente analisará o grau de seu medo e se incentivará a encará-lo de maneira singular, resultando na dissipação da fobia. A prática visa trabalhar a forma como o indivíduo pensa, substituindo deliberadamente os pensamentos negativos pelos positivos na busca da superação.

A ablutofobia pode ser combatida e vencida. Basta ter um bom acompanhamento! Uma dica interessante é começar a convencer o seu cérebro de que o banho é importante, lendo artigos que denotem sua importância para a saúde do ser humano.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?