DicasFree.com » Questões Sociais » Média de impostos no Brasil

Média de impostos no Brasil

Para maiores informações sobre a média de impostos estabelecidas pelos governantes aos brasileiros, confira neste artigo. Entenda o grande aumento que houve em 10 anos com 3 governos diferentes.

     

Média de impostos no Brasil

Segundo estudos, a média de impostos pagos pelos brasileiros estão cada vez mais altas. Estima-se que cerca de R$8.000 sejam para pagar tributos (anualmente) por cada brasileiro. Os tributos são divididos em federais, estaduais e municipais. O que é um absurdo considerando outros países mais desenvolvidos.

Cerca de 35.5% de toda renda conquistada por aqui vão para os impostos! O estudo foi realizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada e o mesmo indica que essa é sem dúvidas uma das cargas mais altas já ocorridas no Brasil. Também considerada uma das taxas mais emergentes, abaixo apenas da Argentina.

Os impostos estão inclusos em tudo que compramos, no que comemos, nas atrações e principalmente nas elevações dos preços anualmente (quando geralmente ocorre um aumento de salário). A tributação é tão perigosa que acaba reduzindo salários devido a grande elevação dos preços.

A média de impostos cobrados no Brasil é um dos mais altos do mundo (foto:reprodução)

Claro que a média estabelecida aqui conta principalmente com os impostos pagos pelas empresas de todos os portes. Sejam essas micros, pequenas, médias ou grandes empresas. Contudo, ainda assim as taxas continuam abusivas, estima-se que empresas de pequeno porte cheguem a pagar cerca de R$3,6 milhões em impostos anualmente.

Desde 1996, os preços se tornaram corrosivos. Eles não tiram somente o dinheiro do trabalhador brasileiro, mas também a dignidade de uma vida mais confortável. Em 10 anos, o rendimento sobre a renda de pessoa de física passou de 9,5 a 12,4% dos percentuais em aumento de impostos.

No Governo Dilma, o Brasil acarretou os impostos de maiores valores de todos os tempos. Ainda que no início de seu mandato tenha obtido queda em relação ao Governo Lula. Isso ocorreu em cerca de 8 anos. Em relação aos impostos cobrados sobre funcionários, o Brasil está em primeiro lugar.

Para entender um pouco melhor sobre o assunto, você também poderá conferir de perto o estudo feito pela Ipea, clicando aqui. A questão não está relacionada ao crescimento do país, mas sim a corrupção cada vez mais frequente e o atendimento público cada vez mais degradado. Esse é um ano de eleição, é importante que o brasileiro vote certo!

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?