DicasFree.com » Estudos » Matriz energética brasileira

Matriz energética brasileira

Saiba nesse resumo um pouco sobre o conceito de uma matriz energética, suas funções de análise, os principais produtos utilizados para alimentar seus recursos e descobrir qual a maior matriz encontrada em território brasileiro e suas informações.

     

O que é?

Denomina-se matriz energética toda a energia que pode ser transformada, consumida e distribuída em relação a processos produtivos, onde ela expressa o valor quantitativo de uso e oferta do produto, oferecidos em países, estados e diversas regiões.

Ganhos e gastos energísticos

As análises dessas matrizes são feitas todos os anos para que haja comparações entre a de anos anteriores para levantar um balanço de como os gastos energéticos estão, se cresceram, se diminuíram, se estão sendo prejudiciais ou não, entre outros. Também possibilita que orientações de planejamentos sejam feitas de formas racionais, garantindo a produção da energia, seu uso adequado, além de proporcionar a visualização das taxas de recursos naturais que estão sendo utilizados.

Matriz energética brasileira

No Brasil, as soluções não-renováveis são responsáveis por fornecer cerca de mais da metade total da energia e com isso alguns fatores de preservação ambiental são impactantes. Os principais produtos utilizados nessa prática mundialmente são o carvão mineral e o petróleo.

As matrizes brasileiras são divididas em duas formas:

* Não renováveis

Os principais componentes dessa ação poluente são a madeira, o álcool, o petróleo e seus derivados, o carvão mineral, o urânio, o gás natural e as hidrelétricas.

* Renováveis

Uma das matrizes energéticas mais renováveis do mundo é a brasileira, onde oferece recursos de biomassa, etano, hídricos e ainda produz em escala que se encontra em estado de progresso a energia eólica e solar.

O Brasil é um dos países mais consumidores de energia elétrica do mundo, com isso alguns investimentos foram inseridos em meios industriais para que o sistema fosse mais eficiente e para que ele não proporcionasse tanto impacto no ecossistema.

Os principais correspondentes responsáveis por essa matriz são a ANEEL (Agência Nacional de Energia elétrica), a CNEN (Comissão Nacional de Energia Nuclear), a ANP (Agência Nacional do Petróleo, do Gás Natural e Biocombustíveis), a CNPE (Conselho Nacional de Política Energética) e o Ministério de Minas de Energia.

Maior matriz energética brasileira

A principal matriz energética encontrada hoje, em território nacional, é a usina hidrelétrica Itaipu Binacional. Ela se localiza no Rio Paraná em Foz do Iguaçu e percorres territórios brasileiros e paraguaios.

Ela possui:

* cerca de 29 bilhões de cm³ de água;

* 170 quilômetros em extensão;

* 196 metros de altura;

* 7.919 metros de comprimento;

* 820 mil km² de área;

* potencialidade total pode chegar a aproximadamente 14 mil MW.

Texto do mesmo assunto:

  • Use nossa busca. É simples! Quem sabe temos o que você procura?

Quer comentar ?