DicasFree.com » Religioso » Martinho Lutero: Vida , Obras , Reforma protestante e Biografia

Martinho Lutero: Vida , Obras , Reforma protestante e Biografia

Conheça a história de Martinho Lutero, responsável pela criação do Protestantismo. Confira no artigo. -> Vida , Obras , Reforma protestante e Biografia

     

Martinho Lutero foi o responsável pela Reforma Protestante ocorrente na Europa a partir dos anos de 1507. Figura mais polêmica do cristianismo, Martinho chegar a ser consolidado como padre, mas em determinado momento de seu legado, resolveu questionar algumas das normas e preceitos determinados pela Igreja Católica. Nascido em 1483, o filho de Hans Luther, fazendeiro, mineiro e dono de mina, Lutero sempre teve sua vida direcionada aos estudos e a vida religiosa.

  • Infância- Adolescência:

Chegou a frequentar a escola da cidade de Mansfeld de 1488 até 1497, em seguida mudou-se de escola passou a estudar com os Irmãos da Vida Comum, pertencentes a comunidade religiosa católica que pregava a vida simples de devoção a Jesus. Por causa da grande influência da igreja em sua vida, o mesmo foi enviado a comunidade franciscana onde pode receber educação em poesia e música, destacando-se como um bom cantor.

Martinho Lutero,  filho de Hans e Margareth Luther.

Apesar de estar seguindo os passos da vida religiosa de maneira espontânea, Lutero sentia que havia algo imparcial nas doutrinas da Igreja Católica. Ainda sob regime da ordem agostiniana pode se encher de sabedoria, cursou Faculdade de Filosofia, onde pode se apropriar de conhecimentos de outras diferentes disciplinas. Quando ainda está na fase de estudos, a pedido de seu pai, iniciou curso em Direito, mas logo o abandonou devido a uma promessa que fizera a Santa Ana, caso ela o salvasse da morte quando o um raio caiu próximo dele num dia de tempestade.

  • Formação religiosa:

Foi então servir ao monastério agostiniano em Erfurt, onde se dedica com tando afinco àvida monástica, jejuando, orando por horas, realizando confissão regular e a peregrinação, que os seus superiores o viam muito introspectivo e decidem enviá-lo par a outra cidade afim de continuar seus estudos, recebe o grau de bacharelado em Estudos Bíblicos, e o título de Doutorado em Teologia. Nesse período foi também diácono, e logo depois padre.

  • Questionando conceitos:

Os primeiros atos contrários a Igreja Católica praticados por Martinho foram as cartas onde continham denúncias contra a venda de indulgências, juntamente com 95 teses feitas por ele que abordavam o assunto, entregues ao arcebispo Albrecht de Mainz, que por sua vez enviou tudo para o monge dominicano Johann Tetzel que rebateu e as teses de Martinho. Lutero então foi convocado pelo papa Leão X para participar de uma reunião capitular, onde o mesmo teria a chance de retratar-se, do contrário seria considerado prisioneiro de Roma.

A denúncia contra a venda de indulgências se dava por causa da ganância do papa Leão X em arrecadar dinheiro para terminar a construção da Basílica de São Pedro.

Vendo-se num impasse, Lutero, não podia renunciar as questões que acreditava, e ao mesmo tempo sentia temor por sua vida. Quando descobriu que poderia ser levada a Roma como prisioneiro, decidiu fugir da cidade e pode contar com a ajuda do príncipe Frederico, e no seu castelo de Wartburg, ficou escondido por um determinado tempo. Com a imposição de Martinho Lutero diante a Igreja Católica, o papa se viu na obrigação de agir enviando a bula Exsurge domine, em 15 de junho de 1520.

Foi ordenado que todos livros que continham as teses de Lutero fossem queimados, e ainda lhe deu um prazo de sessenta dias para se submeter à autoridade romana, ou seria excomungado e receberia a anátema. As obras foram queimadas em diversos lugares, em contrapartida, Lutero como forma de romper sua ligação com a igreja, queimou tudo juntamente com outros livros que enumeravam as doutrinas dos papistas.

  • Disseminando novos conceitos religiosos:

Imparcialmente com a sua vida religiosa resolvida, Lutero vive no castelo com o sob o pseudônimo de Junker Jörg e nesse período se dedicou a criar suas obras. Dentre as mais importantes, está a tradução da Bíblia Sagrada que fora escrita por ele me alemão. O Novo Testamento foi traduzido em apenas 2 anos, já o Velho Testamento levou cerca de 10 anos. Essa era uma forma vista por Lutero para espalhar o conhecimento sobre as Escrituras para o povo leigo.

Sem impedimentos, a tradução foi sendo espalhada por diferentes regiões, e junto a elas estaria também os conceitos reformados de Lutero. A partir do século XVI, suas ideais e questionamentos foram sendo cada vez mais conhecidas, e assim surgiram as primeiras igrejas luteranas. Mesmo com um número maior de leitores do livro sagrado, e grande quantidade de protestantes. Lutero ficava atento contra as atitudes de alguns seguidores que tinham um perfil mais radical.

  • Ideias disseminadas e vida pessoal:

Por causa dessa Reforma religiosa, muitos monges e freiras deixaram o celibato, casaram-se, os cultos foram sendo realizados de maneira simplificada. Os protestantes extinguiram as missas pelos mortos, cancelaram os dias de abstinência e jejum. Lutero então conhece a freira e monja Katharina Von Bora, que fugira do convento, os dois se casam em 1525. A sua esposa foi de grande ajuda aos problemas pessoais de Lutero, o principalmente nas questões de dificuldades econômicas. Juntos tiveram 6 filhos.

Lutero não tinha intenção de dividir o povo cristão, mas devido à proporção de suas teses, o fato foi inevitável.

Em 15 de fevereiro de 1546, Lutero que já vinha sofrendo de várias doenças, realizou seu último sermão em Eisleben. Ao viajar para Mansfeld, com o objetivo de resolver problemas familiares, sentiu fortes dores no peito e chegou a falecer no dia 18 de fevereiro de 1546. Seu corpo foi enterrado na igreja do castelo de Wittenberg, embaixo do púlpito. Martinho Lutero criou suas teses acaloradamente com enorme sentimento de indignação, mas todos itens possuíam respaldo Bíblico.

Texto do mesmo assunto:

  • Use nossa busca. É simples! Quem sabe temos o que você procura?

Quer comentar ?