DicasFree.com » História » Marechal Deodoro da Fonseca resumo

Marechal Deodoro da Fonseca resumo

Deodoro da Fonseca foi o líder do golpe militar que instaurou a república no Brasil. Clique e saiba mais sobre esse personagem histórico.

     

Marechal Deodoro da Fonseca, o primeiro presidente do Brasil.

O personagem histórico de Marechal Deodoro da Fonseca reme-te a um universo de mudanças e intensas disputas políticas. Descontentes com a administração imperial, muitos brasileiros participantes da política desejavam um sistema republicano. O esquentamento dessas tensões causou a expulsão do imperador brasileiro por meio do golpe militar liderado por Deodoro da Fonseca.

Deodoro era tradicional de uma família essencialmente militar. Ele e todos os irmão seguiram a carreira a participaram da Guerra do Paraguai, a qual levou  a óbito três deles. Deodoro da Fonseca fora ferido em guerra mas obteve muito prestígio, medalhas, condecorações e promoções na carreira militar. Além do sucesso na carreira, Deodoro era contra a escravidão e fazia parte do grupo de oficiais que assumia posição contraria à prisão dos negros fugidos.

O golpe militar instaurou o governo provisório liderado por ele mesmo. As metas dispunham-se de centralizar o poder, instituir nova Constituição com o direito a voto, casamento civil, a separação do Estado e Igreja e adequação ao sistema presidencialista. As eleições para presidente porém, foram indiretas. O Marechal Deodoro Da Fonseca foi eleito o primeiro presidente da República dos Estados Unidos do Brasil.

Instaurou a nova constituição e o sistema presidencialista. porém, se governo sofreu muitas críticas e descontentamento devido a uma das piores crises econômicas brasileiras. As constantes revoltas dos grupos monarquistas, a revolta dos marinheiros contra o Rio de Janeiro e o descontentamento geral o obrigou a renunciar o cargo em 1891. Com a renúncia, o então vice presidente Floriano Peixoto assume a presidência do país.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?