DicasFree.com » Saúde » Mancha no pulmão o que é

Mancha no pulmão o que é

Manchas nos pulmões são óbvias irregularidades para qualquer pessoa que possa as ver. Porém, quais seriam as possíveis causas e quadros que proporcionariam esse efeito? Descubra aqui no Dicas Free!

     

Os pulmões são considerados órgãos vitais do ser humano. Isso porque dependemos do oxigênio para sobreviver de forma insubstituível. Permanecer uma quantidade considerável de tempo ser respirar acarreta em morte súbita ao corpo.

Assim como os rins, temos dois pulmões bem parecidos um com o outro. A diferença de tamanho está no pulmão esquerdo, que é um pouco menor por ter que dividir espaço com o coração.

Radiografia de Pulmão

Radiografia de Pulmão

Esses órgão são responsáveis por capitar o oxigênio e transmiti-lo ao sangue, que por sua vez transporta-o para todas as células do corpo e devolve em gás carbônico.

Todo esse processo necessita estar em funcionamento a todo o momento. Até quando dormimos, os pulmões continuam a trabalhar mesmo que de forma mais leve.

Manchas nos Pulmões

Alguns exames de raio x por exemplo, podem identificar manchas nos pulmões dos pacientes em hospitais e clínicas. Apesar de parecer assustador, isso pode representar quadros um tanto comuns na maioria das vezes.

Para esse quadro, as causas são diversas, pois as manchas nos pulmões podem ser o indicativo de vários tipos de problemas. Quando as manchas são brancas, geralmente trata-se de tuberculose, por exemplo. O acúmulo de secreções causado pela bronquite também pode mostrar esse tipo de sintoma.

Cigarro grande vilão

Apesar disso, as manchas geralmente são formadas pelo tabagismo e até poluição do ar onde a pessoa mora. Acontece que a respiração de elementos tóxicos acabam comprometendo os tecidos dos pulmões, fechando, inflamando e casando secreções que impedem a boa respiração e com o tempo podem até comprometer todo o órgão.

Outras causas mais graves podem estar relacionadas a esse quadro. O câncer de pulmão também apresenta manchas anormais nos órgãos e sem tratamento pode ser fatal. Qualquer indício desse sintoma deve ser investigado com antecedência e tratado caso seja necessário. Procure um médico.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?