DicasFree.com » Português » Mais ou Mas

Mais ou Mas

Confira nesse artigo uma fácil dica de ortografia resolvendo a dúvida de quando utilizar a palavra “mas” ou “mais” em qualquer contexto. Além disso, poderá saber o que distingue esses dois termos do adjetivo “más”.

     

A ortografia da língua portuguesa gera grandes dúvidas por ter uma aparência entre diversas palavras, porém a estética não garante seu significado, que se distingue sempre em diversas particularidades. As palavras “mas” e “mais” são duas delas, que mesmo possuindo quase a mesma escrita, devem ser utilizadas em contexto diferentes, pois cada uma expressa um sentido.

MAS

O “mas” pode ser utilizado em sentido de porém, contudo, entretanto e todavia. Pode ser classificado como advérbio, substantivo comum ou conjunção.

* Advérbio: o “mas” nesse caso costuma dar ênfase na afirmação proposta no contexto;mais ou mas

* Substantivo comum: o “mas” expressa a um senão, a um defeito;

* Conjunção: o “mas” possui sentido de limitação ou oposição, podendo ser substituído por porém, contudo e todavia.

Exemplos

“Nem mas, nem meio mas. É isso que temos para o agora!”

“Aquela parede era dura, mas muito dura.”

“O sentimento é doce, mas não é mole!”

 

MAIS

O “mais” indica em seus casos um antônimo, uma oposição de menos, isto é, corresponde ao aumento de uma quantidade, uma noção maior de intensidade e excesso. Pode significar por vezes os outros, os demais, os restantes e tudo o que for quantitativo. Ele pode ser expressado como um pronome indefinido, um substantivo comum, um advérbio de intensidade, uma preposição ou uma conjunção.

Exemplos

“Um pouco mais de amor”

“Não faço mais nada do que aquilo que for preciso.”

“Ela sempre é a garota mais bela de todas.”

Existe além desses dois termos, mais uma palavra que é muito confundida, o “más”, que se designam como um plural adjetivo do feminino de “mau”.

Exemplo

“As pessoas más, gostam de ver os outros sofrerem.”

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?