DicasFree.com » Variados » Lugares onde a energia eólica é utilizada

Lugares onde a energia eólica é utilizada

A energia eólica é uma das fontes de energia mais renováveis, pode ser transformada em energia elétrica, além de possuir baixo custo em seu empreendimento e manutenção.

     

A energia eólica é a energia que compreende a força dos ventos sobre a superfície da Terra. Que ao ser captada, pode ser convertida em energia mecânica, contribuindo para a realização de diversas tarefas.

Desde o século VII, a energia eólica vem sendo utilizada em moinhos de vento transformada em energia mecânica, para bombear água, moer grãos e atém mesmo para fabricar farinha e serrar madeira.

turbinas para captar energia eólica

Estima-se que existam no mundo cerca de 40 mil turbinas eólicas, representando 12 mil MW de capacidade.

Utilizar da energia eólica é muito vantajoso, pois esse recurso é totalmente renovável, natural e não poluente, além de ser fonte capaz de gerar eletricidade. A velocidade dos ventos variam de acordo com a hora do dia, ou mesmo a estação pois esse evento natural aleatório, ocorrer em intervalos.

Quando há locais e momentos com muito vento, as usinas eólicas chegam a operarem aproximadamente 60% de um mesmo ano. Atualmente, a energia eólica é captada através de grandes turbinas, que ao terem a conexão de um gerador elétrico, a um rotor giratório se convertem em energia elétrica.

Os aerogeradores são os instrumentos que captam parte da energia dos ventos, quando os mesmos atingem as palas do rotores. Os rotores mais utilizados para geração de energia elétrica são os de eixo horizontal do tipo hélice, normalmente compostos de 2 a 3 pás, fabricadas de vidro, recobertas de epóxi.

A quantidade de energia eólica captada irá depender do destino da energia elétrica. Geralmente, quando serve para o fornecimento de energia para residências, fazendas e algumas aplicações remotas, o sistema eólico possui pequeno porte, gerando cerca de 10kW. Já o sistema intermediário, é destinado a sistemas hibrídos, com a quantia de 10 a 250kW. Onde há geração de energia distribuída e fazendas eólicas, a quantidade chega em torno de 2MW, sendo considerado como sistema de grande porte.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?