DicasFree.com » Português » Luau ou Lual ?

Luau ou Lual ?

A língua portuguesa muitas vezes nos pega de surpresa quando o assunto é grafia. Confira agora se o certo é Luau ou Lual, aqui no Dicasfree!

     

O português do Brasil é uma das línguas mais complexas do mundo. Isso todo brasileiro deve saber, principalmente pelo terror passado nas salas de aula e talvez pelas constantes dúvidas com relação a concordâncias, tempos verbais e grafia das palavras.

Imagine que você vai convidar aquela gatinha para o luau que vai ter na beira da praia no fim de semana e na hora de mandar o recado por mensagem, e-mail ou rede social, fica na dúvida entre escrever com “U” ou “L” no final… Para evitar qualquer constrangimento, não vá pelo que parecer mais óbvio, procure um dicionário ou acesse o DicasFree.

Luau na praia (foto: reprodução)

Luau na praia (Foto: Reprodução)

Com U ou L?

Grande parte das pessoas diriam que se escreve com a letra “L” pelo simples fato de pensarem que a palavra vem de “lua”, e que por isso, seguiria a mesma lógica de outras palavras como: musical, genial, surreal, lacrimal etc.

Apesar de parecer convincente, não é bem assim que devemos olhar as palavras. Muitas palavras que usamos no português são transliteradas de outras línguas, ou seja, são estrangeirismos que quando chegam no país, passam por um processo de adaptação a nossa língua, muitas vezes sem perder o sentido original até mesmo na grafia.

Luau se escreve corretamente com a letra “U”, pois trata-se de uma palavra havaiana de grafia lu’au. Tradicionalmente no Havaí, essa palavra não se relaciona com a lua, mas com os pratos servidos durante a famosa festa ao ar livre, geralmente na areia das beiras das praias.

Grafia correta: Luau.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?