DicasFree.com » Português » Loura ou loira?

Loura ou loira?

Se você gostaria de ficar por dentro da escrita correta das palavras loura e loira, acompanhe este artigo e saiba um pouco mais sobre essa gráfica variante da língua portuguesa.

     

Loura ou loira?

Loura ou loira são duas formas distintas de escrever numa mesma finalidade. As vezes, é possível que nos confundamos na hora da escrita ou até mesmo na forma falada. Por isso, de antemão, já saiba que ambas as formas estão dentro do padrão, a diferença é que uma está e outra não dentro na língua portuguesa nativa.

Como se usam os termos?

Loura era como se usava há muitos anos atrás, devido a grandiosa formalidade. Com o passar do tempo, a forma falada foi mudando até se tornar loira (o termo mais usado atualmente). Contudo, saiba que ambas estão na língua portuguesa e são consideradas corretas e dentro dos parâmetros.

São usadas preferencialmente quando queremos nos referir a uma cor clara, de cabelo. Os termos também podem ser usados para dar referência a folhas do loureiro, o famoso condimento alimentar brasileiro. O louro com U, também é utilizado para dar nome a um animal, também típico de nosso país.

Geralmente, quando estamos falando de alguém cujo cabelos são claros, dizemos loiro e para outras finalidades louro. Contudo, se for invertido e se referir a cabelos com a palavra “louro”, ainda estará correta. As origens das palavras são diferentes na maioria das vezes e distintas.

loira ou loura

O que é?

Pode ser uma planta, um animal ou cor de cabelo. As palavras não só estão corretas dentro da língua portuguesa, como tem um nome especial para elas: Gráficas variantes. Na hora de citá-la, não é necessário receios. Qualquer uma das formas de falar (dependendo da origem) está correta.

Na formulação da frase, dificilmente será necessário acréscimos ou diferenças. Por isso, não há limitações para o uso de ambas. Fique a vontade a escrever suas frases de acordo com sua preferência.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?