DicasFree.com » Biologia » Lista dos carboidratos

Lista dos carboidratos

Confira nesse artigo os tipos de carboidratos, em que há dois tipos básicos. Veja, também, os benefícios e malefícios deles. Tudo isso no Dicas Free.

     

Muito se fala sobre os efeitos da ingestão de carboidratos. Alguns defendem que a ingestão desses alimentos engorda e outros afirmam que é essencial para a manutenção das atividades do corpo humano. Ambas a opiniões estão corretas, porém é necessário analisar a situação mais a fundo para entender melhor os dois lados.

Os carboidratos são estruturas que, quando ingeridas pelo organismo, são convertidas em glicose, principal fonte de energia para o corpo humano. O acúmulo de glicose que não é utilizada torna-se reserva energética, mais conhecida também como gordura, causando obesidade. Se por um lado consumir carboidratos é importante para nos manter vivos, por outro aumenta as chances de engordar.

Tipos de carboidrato

Apesar disso, é importante saber que existem dois tipos básicos de carboidratos que podemos consumir. O simples e o complexo. Os carboidratos simples são digeridos muito rapidamente pelo organismo e depositam as taxas de glicose de uma vez no sangue. Isso tira o equilíbrio de glicose e oxigênio, fazendo com que o corpo produza grandes quantidade de insulina para reequilibrar. Isso faz com que grande parte se converta em gordura.

Cereais industrializados contém carboidratos simples

Cereais industrializados contém carboidratos simples

Os carboidratos complexos contém fibras e acabam por retardar todo o processo de digestão. Dessa forma, a glicose é liberada no sangue aos poucos e por mais tempo, permitindo que o equilíbrio seja mantido evitando problemas como diabetes tipo 2, diverticulite, prisão de ventre, obesidade e hemorroidas, por exemplo.

Para sabermos com mais clareza quais os alimentos que contém os carboidratos simples e os complexos, disponibilizaremos uma lista dos principais grupos alimentícios nesse sentido.

Carboidratos Simples

Macarrão

Pães

Cereais industrializados

Framboesa

Morango

Pêssego

Groselha

Chocolate

Mel

Melão

Leite

Refrigerantes

Iogurtes

Biscoitos

Pera

Bolos

Doces

Cereja

Banana

Melados

Carboidratos Complexos

Pães integrais

Arroz integral

Aveia

Soja

Batata

Milho

Feijão

Couve flor

Arroz Branco

Leite desnatado

Mandioca

Granola

Alface

Nabo

Farinha

Bolacha de  água e sal

Espinafre

Brócolis

Cereais integrais

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?