DicasFree.com » Escolar » Lisonjeada ou Lisongeada

Lisonjeada ou Lisongeada

A língua portuguesa as vezes acaba confundindo a todos de jeito nas coisas mais simples. A exemplo disso, qual a forma correta, lisonjeada ou lisongeada? Descubra agora aqui no Dicas Free.

     

Não é novidade nenhuma para a maioria dos brasileiros, que a língua portuguesa possui uma complexidade excessiva em alguns elementos, desde os mais simples, como também aos mais complexos.

Muitas dúvidas podem vir a surgir quando algumas letras possuem sons diferentes em determinadas situações e empregos gramaticais. Como por exemplo a letra S e a letra Z que possuem o mesmo som em algumas situações, a letra C e a letra S que também possuem essas ocorrências, porém em um som diferente.

portugues

Essas situações são comuns na nossa língua e no falar, na oralidade portuguesa não possuem influência alguma. Porém, na hora da grafia dessas palavras pode ser que aconteçam confusões no emprego dessas letras.

Lisonjeado ou Lisongeado

A palavra lisonjeado – que significa enaltecido, orgulhoso – pode ser um ótimo exemplo de demonstrar esse efeito. Na fala dessa palavra, não importa se ela é escrita com a letra J ou a letra G, pois o som produzido por ambas será o mesmo.

Porém, na escrita a forma correta de se escrever essa palavra é com a letra J, ou seja, lisonjeada. Apesar do efeito parecer o mesmo, é importante que grafemos de forma correta as palavras, a fim de a cada treinar ainda mais o português em sua forma culta.

Texto do mesmo assunto:

  • Use nossa busca. É simples! Quem sabe temos o que você procura?

Quer comentar ?