DicasFree.com » Química » Ligações químicas

Ligações químicas

Ligações químicas são todas aquelas feitas a partir de átomos. Para saber um pouco mais sobre o assunto, confira nessa matéria.

     

O quê é?

Para quem não sabe, as ligações químicas são nada mais, nada menos, que o agrupamento de vários átomos. Essas tem a função de criar moléculas. Algumas ligações são denominadas iônicas ou covalentes. Elas organizadas corretamente estipulam a formação de várias substâncias químicas.

Não se pode contar exatamente a quantidade que temos de elementos químicos, o que se sabe é que todos eles são feitos através de átomos. A diversidade de substâncias químicas podem ser variadas de acordo com a quantidade de átomos que a mesma possuir. A organização dos mesmos traz resultados incríveis.

Há quem compare os átomos com o alfabeto que, unidos de forma correta, formam palavras. No caso dos átomos, a formação de ligações químicas se faz presente. Observando sempre que existem várias regras para a formação dos mesmos, assim como as regras impressas na escrita.

Ligações

Existem uma porção de ligações, algumas estão classificadas como iônicas, outras covalentes, moleculares, eletrovalentes, metálicas e eletrônicas. Cada uma delas tem suas características e porcentagem de átomos referentes a ligação em si. A água é um dos maiores exemplos que temos de ligação química.

Para a formação da mesma, temos Hidrogênio, Oxigênio e cada um em medidas diferentes. Quando falamos H2O, estamos automaticamente declarando a composição da água. Há outras substâncias que são exclusivamente feitas com densidades maiores e menores.

Covalentes – Nessa ligação, há uma espécie de compartilhamento de elétrons. Seu nome surgiu no ano de 1939. Todos os hidrocarbonetos também são considerados ligações covalentes. Contudo, esses devem possuir C e H, em todas as suas respectivas fórmulas.

Ligações covalentes são compartilhamento de elétrons

Ligação covalente (Foto: Reprodução)

Iônicas – Todos os haletos considerados metálicos estão inclusos na casa dos iônicos. Aqueles que estão classificados nas colunas 1 e 2, são os principais. Essa é baseada exclusivamente numa ligação eletrostática. Essa ligação obviamente deve ser feita entre dois íons distintos.

Ligações iônicas são todos os haletos

Ligações iônicas (Foto: Divulgação)

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?