DicasFree.com » Variados » Letramento social e letramento escolar

Letramento social e letramento escolar

Entender o que é letramento e suas diferentes formas é um grande desafio pedagógico. Pô-lo em prática eleva ainda mais a dificuldade do professor, porém não deixa de ser algo extremamente necessário. Clique e entenda sobre o assunto.

     

O letramento é um assunto muito complicado, tendo em vista que envolve o principal medidor da alfabetização no país, dados importantes para mensurar a qualidade de nossas escolas e dos aprendizados dos alunos.

Para isso, práticas pedagógicas devem ser utilizadas com sabedoria pelo professor, afim de conseguir estabelecer as conexões necessárias para melhor assimilação possível do aluno.

Letramento Escolar e Social

O letramento escolar se configura na forma institucionalizada  de ensino aos alunos. Acontece nos ambientes escolares por excelência e tem o objetivo de permitir ao aluno a compreensão e a utilização dos símbolos linguísticos para alfabetização do indivíduo. As maneiras de aprendizado geralmente condizem apenas com a decodificação dos códigos da língua portuguesa, sem alternar entre outros âmbitos de conciliação.

O letramento social no ambiente urbano

O letramento social no ambiente urbano

Obstante a isso, o letramento social acontece fora dos muros escolares e em total vivência e experiência da vida comunal. O indivíduo apreende sentidos e significados para todos os códigos linguísticos que entram em contato com ele nos supermercados, nas propagandas, igrejas, nos programas de televisão, nos desenhos, na arte, nos jornais, revistas, oralidade, nos contos culturais, e muitas outras formas nos espaços sociais.

Todos esse sentidos atribuídos aos diversos códigos da língua, mesmo que apreendidos da maneira não institucionalizada, permitem que o indivíduo construa sua visão de mundo, seus conceitos e suas atribuições pessoas (que também não fogem do senso comum da coletividade). Essa forma de letramento contribuí para a leitura cultural e simbólica do mundo.

A utilização do letramento social no letramento escolar

A partir da clara importância que o letramento social exerce sobre o indivíduo, é de se pensar que esse recurso possa ser usado para o aprendizado na instituição escolar. Novas técnicas pedagógicas devem ser implementadas para que haja sucesso nessa aplicação de conteúdos mistos.

O profissional pedagógico deve tentar estabelecer conexões entre os símbolos linguísticos institucionalizados com os significados e sentidos adquiridos pelo indivíduo no ambiente social. Dessa forma, o aluno pode assimilar essa conexão em seu cérebro e acelerar o processo de aprendizado linguístico e teórico, como também estabelecer sentido coeso em relação a leitura.

Um dos principais ganhos com esse tipo de ensino além da maior velocidade na apreensão do conteúdo, são as melhorias na disposição à leitura e a escrita pelos alunos.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?