DicasFree.com » História » Lei do Açúcar

Lei do Açúcar

A Lei do Açúcar foi uma das duras legislações impostas para coibir o comércio norte americano e assegurar lucros para a Inglaterra. Entenda um pouco mais sobre esse contexto aqui no Dicas Free!

     

O sistema colonial figurava de forma bastante específica nos séculos em que a expansão marítima pôde alcançar lugares longínquos nunca antes imaginados pelos europeus. Esse fato abriu grandes leques de possibilidades para exploração, produção e expansão imperial de diversas monarquias.

Uma das monarquias ligadas a esse sistema foi sem dúvida a Inglaterra, que mesmo sem muitos territórios comparados a Espanha e Portugal, ainda assim detinha grandes lucros na exploração de suas colônias na África e América. Especificadamente na América do Norte, a Inglaterra possuía treze colônias independentes umas das outras e com seus próprios interesses, porém tratadas as vezes de maneira igual pela coroa.

As treze colônias

As treze colônias

Os exemplos disso são as famosas leis que restringiam o comércio das treze colônias e os “obrigavam”  a comprar somente da Inglaterra. Antes, a coroa havia dado uma liberdade econômica muito ampla a essas colônias, algo que proporcionou o rápido desenvolvimento estrutural, político e econômico de cada uma. Uma vez tendo necessidade de assegurar lucros e receitas devido a guerras contra a Espanha por exemplo, a Inglaterra teve que tirar mais dinheiro de suas colônias e o usou de todo o seu poder para esse feito.

A Lei do Açúcar

Apesar das ajudas militares de algumas das colônias para com os ingleses da corte em suas batalhas, os benefícios econômicos não foram mantidos. Os representantes das colônias que reclamavam na situação eram tidos como ingratos pela coroa e mandados de volta para seus aposentos.

A famosa Lei do Açúcar de 1764, assim como a do melaço, dificultava uma série de questões quanto ao comércio das colônias. Basicamente, grandes impostos e taxas eram cobrados sobre o açúcar estrangeiro, obrigando os colonos a apenas consumirem o açúcar das Antilhas inglesas. Porém, a pouca produção do produto para as colônias também encarecia seu preço e isso dificultava ainda mais.

Como o açúcar é elemento principal para a fabricação de Rum, a compra de escravos (que era geralmente efetivada em torcas de tabaco e rum) foi duramente afetada pela escassez do açúcar, comprometendo grande parte da produção. Essa e outras leis acabaram por criar uma grande revolta nos colonos, fato que culminou na Independência dos Estados Unidos em 1776.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?