DicasFree.com » Animais » Jaguatirica do mato

Jaguatirica do mato

Para saber mais informações sobre esse lindo animal, quais suas características e como vivem, acompanhe este artigo e fique por dentro de tudo sobre a extinção e vida da jaguatirica do mato.

     

Jaguatirica do mato

A Jaguatirica ou gato do mato, é um animal feroz que vive sempre “descansando” por entre as matas da floresta. Pode ser encontrado, principalmente na Mata Atlântica e alguns outros pontos brasileiros florestais. Ela é uma espécie de animal, encontrado por qualquer parte da América Latina, e principalmente no Estados Unidos, mais precisamente no Sul.

Não é considerada um animal diurno, sua agilidade se concentra muito mais a noite e devido a isso, seus hábitos de caça são noturnos. Por serem animais solitários, não vivem em bando e só se encontram com um parceiro na hora do ato de reprodução. A quantidade de filhotes, pode variar de fêmea para fêmea.

jaguatirica

Jaguatirica do mato (Foto: Reprodução)

Características

Algumas, facilmente dão a luz há apenas 1 filhote, outras até 4. Uma estimativa, revela que as jaguatiricas se reproduzem a cada 2 anos. E suas gestações podem ter duração entre 75 e 90 dias. São consideradas adultas ainda muito jovem, com cerca de apenas um ano e meio depois de seu nascimento.

Sua estimativa de vida, não ultrapassa a casa dos 20 anos. Estando reclusas em zoológicos ou livres sobre a natureza. Por serem carnívoras, elas se alimentam de pequenos mamíferos bem como os macacos, alguns morcegos e até roedores. Também fazem parte de sua dieta, aves e répteis.

É hoje em dia, considerado um animal que está prestes a ser extinto. Isso porque o tráfico de animais vem crescendo cada ano mais, e as punições para esse tipo de prática não ocorrem pela falta de fiscalização. Sua pele é a principal atração dos caçadores que a vendem para formação de casacos mais adiante.

Leopardus Pardalis

Seu nome científico é Leopardus Pardalis, os filhos dessa espécie se desmamam com cerca de apenas 8 semanas de vida e devido a isso seu crescimento ocorre de forma mais lenta. Sua pele é bonita, macia e muito atrativa. Mede cerca de um metro e pesam entre 11 e 16 quilos.

Há diferentes espécies e cores de jaguatiricas do mato. Para identificá-las, preste atenção na curvatura de seu corpo e no formato. Geralmente são esbeltas e musculosas, formando uma perfeita silhueta acompanhada de um cor fascinante. Existem também algumas jaguatiricas na cor preta.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?