DicasFree.com » História » Inventos de Galileu Galilei e sua história

Inventos de Galileu Galilei e sua história

Galileu foi um dos inventores mais importantes de seu tempo e suas contribuições científicas ajudaram na formação da ciência moderna na Europa. Saiba mais sobre seus inventos e história.

     

Quem foi Galileu  ?

Galileu Galilei foi sem dúvidas um dos maiores cientistas europeus. Ele é considerado o pai da física moderna e da astronomia moderna devido a suas descobertas empiricamente provadas e que mudaram a maneira de pensar sobre a natureza e o universo.

Galileu Galilei

Galileu Galilei

Biografia

Sua biografia diz que sempre fora um aluno excelente nas escolas dominicais e que até se interessou em ingressar no monastério. Por vontade de seu pai, acabou ingressando na Universidade de Pisa, onde cursou medicina. Não encontrando afinidade com medicina, largou e ingressou no curso de Matemática, mudança muito criticada pelo seu pai que o impediu de se formar.

Mudando-se para Florença, Galileu começou a lecionar e desenvolver seus projetos. Por volta de 1610, inicia seus estudos astronômicos com telescópios que ele mesmo fez baseado em informações desse invento mais antigas. Mesmo sem ter acesso aos documentos históricos, Galileu pode reproduzir o telescópio por conta própria.

Inventos de Galileu Galilei

Com a ajuda desse e de outros aparelho astronômicos, Galileu começou sua onda de descobertas. Ele conseguiu determinar as manchas solares, as irregularidades da lua e de outros astros, a galáxia como repleta de estrelas, 4 satélites de Júpiter e baseado nos estudos dos movimentos de Vênus, descobriu que a Terra gira entorno do Sol.

Essa descoberta levou o inventor a ter que se esclarecer diante dos tribunais da inquisição. Baseados em versículos bíblicos que afirmavam que a Terra era imóvel pela vontade de Deus, Galileu teve que admitir que suas descobertas estavam erradas para que não fosse para a fogueira.

Além dessas descobertas, o inventor é conhecido por remodelar o sistema de movimento linear, descobrir a leis de corpos no espaço, como também introduziu a ideia de que a velocidade de queda dos corpos não é proporcional a seu peso, algo que foi utilizado com mais eficiência por Newton anos mais tarde.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?