DicasFree.com » História » Invasão Francesa e Holandesa no Brasil

Invasão Francesa e Holandesa no Brasil

Os franceses e os holandeses tentaram estabelecer colônias em território português na América (Brasil), porém não tiveram sucesso. Saiba quais foram as principais tentativas de ambos os países.

     

Após Espanha e Portugal se consolidarem como pioneiros nas grandes navegações, essas duas nações chamadas de nações ibéricas elaboraram um tratado de divisa do Novo Mundo entre elas. Conhecido como o Tratado Tordesilhas, esse documento delimitava o que seria de domínio espanhol e o que seria de domínio português.

Por serem as únicas nações essencialmente católicas ainda restantes na Europa, os ibéricos se achavam no direito moral e religioso de colonizar e pregar o evangelho da igreja católica na América. Além de terem a certeza de que suas descobertas era a confirmação divina do apoio de Deus a Ibéria.

Maurício de Nassau - principal governante do Brasil holandês

Maurício de Nassau – principal governante do Brasil holandês

Logo as outras nações europeias se sentiriam no direito de usufruir também das terras encontradas pelos ibéricos. Sendo assim, movidos pelo imperialismo do século XVI, países como França e Holanda tentaram estabelecer colônias nos territórios então pertencentes a Espanha e Portugal.

As invasões Francesas e Holandesas

A maios invasão francesa na colônia se deu logo após de sua primeira no Rio de Janeiro, onde estabeleceram por pouco tempo na ilha de Villegaignon. Acontecida na província do Maranhão, os franceses estabeleceram uma cidade a qual chamaram de Saint Louis, em homenagem ao monarca Luis daquele país em 1612.

Após algumas batalhas contra tropas portuguesas, os franceses foram expulsos cerca de 3 anos depois em 1615 e a cidade que deixaram hoje é a capital do Estado do Maranhão, a atual São Luis. Essa expedição francesa também ficou conhecida como França Equinocial.

Os holandeses tiveram muitas oportunidades de ocupar territórios luso brasileiros. Foram mais de 4 investidas com a intenção de colonizar. Em 1630, conseguem êxito ao ocuparem áreas provinciais do nordeste, estabelecendo-se principalmente em Pernambuco. Esse episódio é conhecido em nossa história como Brasil holandês.

Nesse estágio, o famoso governante Maurício de Nassau chega em terras pernambucanas 1637 e estabelece um governo relativamente próspero e abrasivo. Porém, em 1644, levantes oposicionistas contra os holandeses começaram a surgir e 1625, inicia-se o que ficou chamado de insurreição pernambucana.

Com o auxílio de tropas portuguesas, os holandeses finalmente foram expulsos de pernambuco em 1648, sendo expulsos em sua totalidade do território brasileiro apenas em 1654. Foi de fato a mais bem sucedida invasão estrangeira na colônia portuguesa do século XVII.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?