DicasFree.com » Gravidez » Intestino preso gravidez o que fazer

Intestino preso gravidez o que fazer

Intestino preso durante o processo gestacional pode ocasionar uma série de desconfortos para a futura mamãe. Saiba como lidar com essa situação conferindo este artigo.

     

O período de gestação nas mulheres pode ser indícios de boas ou más notícias, dependendo da situação em que ocorre. Seja como for, uma gravidez sempre gera grandes responsabilidades, tanto para a futura mãe como para o pai. A harmonia entre as duas figuras é essencial para que tudo fique mais fácil e também para o amadurecimento do casal.

A mulher carrega o filho durante nove meses ou menos, dependendo da gravidez. Esse fato acaba por gerar uma série de transformações e processos de adaptação do seu corpo. Esses processos influenciam diretamente nas demais atividades quotidianas do corpo como o funcionamento correto do intestino por exemplo.

Intestino preso na Gravidez

Problemas de intestino preso são considerados comum para grande parte das pessoas. Os motivos no dia a dia são muitos e sua ocorrência pode ser evitada mutias vezes apenas com reeducação alimentar ou simplesmente deixar de comer certos alimentos que agravam esse quadro.

Aprenda a evitar o incômodos na gravidez

Aprenda a evitar o incômodos na gravidez

No entanto, durante a gravidez as causas para a ocorrência do intestino preso podem ser diferentes devido a esse complexo estágio do corpo feminino. Entre as causas, o próprio aumento e dilatação do útero para abrigar o feto pode comprimir o intestino, impedindo seu funcionamento adequado. A produção do hormônio progesterona em grande quantidade também afeta o intestino, deixando-o preguiçoso.

Alimentos com base em ferro também costumam alterar o funcionamento desse órgão, além dos próprios hábitos das mulheres grávidas em conter a vontade de ir ao banheiro em algumas situações como no trabalho, por exemplo. Essa mudança altera o relógio biológico do corpo, trazendo mudanças no comportamento do intestino.

Como evitar?

As mulheres grávidas podem evitar o intestino preso com medidas simples, mas que necessitam de alguma atenção para darem certo. Nada muito ruim se comparado ao incômodo que elas sofrem por esse motivo. Basicamente, ir ao banheiro diariamente ou alternadamente já reduz muito o incômodo.

Alimentos ricos em fibras devem ser ingeridos para facilitar o processo e regular o relógio biológico. Podem ser ingeridos de 3 em 3 horas todos os dias para potencializar o efeito, lembrando que mastiga-los bem ajuda ainda mais no processo.

Outra dica importante é manter a hidratação do corpo. As mulheres grávidas devem ingerir muita água diariamente e mais ainda em situações de calor, onde o suor desidrata ainda mais o corpo. Pode-se acrescentar uma rodela de limão ou laranja para dar um gostinho a mais na água e facilitar a ingestão para quem tem dificuldades em beber água.

Alimentos como maçã, banana, berinjela, goiaba, repolho, massas em geral, condimentados, pimenta, mostarda e doces devem ser evitados, pois costumam fermentar e dificultar o processo intestinal.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?