DicasFree.com » Escolar » Intestino grosso e delgado diferenças

Intestino grosso e delgado diferenças

O intestino delgado tem funções diferentes do intestino grosso, para mais informações sobre os processos que ocorrem entre um e outro, confira neste artigo

     

Intestino grosso

O intestino grosso é a parte final de todo o sistema digestivo. Sua principal função é fazer todo o processo de absorção da água que chega até nosso sistema, bem como dos minerais. Ele é responsável também por determinar o bolo fecal, entre outras funções relacionadas a flora bacteriana. Faz o processo de armazenamento temporário de resíduos.

Ou seja, ele é completamente responsável pela digestão até o momento da eliminação dos resíduos que faz o corpo humano. Ao total, chega a ter uma medida equivalente a 1,5 metros. Separado exclusivamente em três principais partes. Essas estão entre cólon, ceco e recto, cada uma responsável por uma função no organismo.

Intestino delgado

Cada parte do sistema digestivo é responsável por determinado processo de digestão

Sistema Digestivo (Foto: Divulgação)

Já o intestino delgado é o parte superior de todo o sistema digestivo. Ele fica entre o intestino grosso e o estômago, esse por sua vez tem o objetivo de absorver a maior quantidade de nutrientes encontrados nos alimentos que ingerimos diariamente. Separando esses nutrientes, reforçando nossa saúde física.

Quando o mesmo está cheio, começa a liberar uma espécie de substância chamada libe, essa é produzida pelo nosso fígado e faz seu armazenamento na vesícula biliar. Produz também um suco pancreático que impede o desenvolvimento de algumas doenças.

Diferenças

As diferenças mais evidentes entre um intestino e outro, é que um se torna responsável por toda absorção de nutrientes e o outro acaba por fazer o papel da eliminação de resíduos do corpo humano. Todo o sistema digestivo precisa trabalhar em conjunto para que a funcionalidade de todo seja eficaz.

Outra diferença está na forma como ambos recebem o alimento no organismo. O estômago forma uma espécie de bolo alimentar, que é passado pelo intestino delgado, este faz um processo de separação de todos os nutrientes importantes para o funcionamento do corpo e os separa delicadamente.

O que resta disso é jogado para o intestino grosso, que o transforma em fezes e esses são eliminados do corpo naturalmente. O intestino grosso, elimina a água e os minerais desse mesmo bolo e o restante dos resíduos é eliminado.

Cada um tem seu trabalho específico. Nenhuma das funções são misturadas, uma poderia impedir o processo da outra. Por isso, cada um espera que termine enfim o processo do outro, desta maneira o corpo funciona perfeitamente, bem como o sistema digestivo que vai desde a ingestão do alimento até a eliminação das fezes.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?