DicasFree.com » ENEM » Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP) é uma autarquia importantíssima para o sistema educacional brasileiro.

     

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, também conhecido como INEP, é atualmente uma autarquia federal que hoje se vincula ao Ministério da Edicação e promove pesquisas e programas de avaliação referentes ao sistema educacional brasileiro, com o objetivo de desenvolver medidas pedagógicas e políticas públicas para a área.

Criado inicialmente em 1937 com o nome de Instituto Nacional de Pedagogia, o programa tinha como principal função estudar e produzir as técnicas pedagógicas que seriam aplicadas no sistema educacional. Após anos de existência e ter um significante corte de atuação livre durante a ditadura militar brasileira, foi mudado o nome para o atual, período em que quase fora cortado nos planos do ex presidente Collor de Melo.

Atualmente, o INEP está trabalhando como nunca antes. Isso porque as pesquisas e estudos estão sendo feitas com mais rigor e dentro de uma burocracia mais séria. Isso mudou devido aos recentes incentivos pelos programas políticos do atual governo e também do governo anterior. Em alguns anos, várias provas para avaliação do desempenho educacional e novas práticas pedagógicas já foram implantadas.

Provas a cargo do INEP

Provinha Brasil; Saeb – Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica; ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio; Encceja – Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e Adultos; Pisa – Programa Internacional de Avaliação de Alunos; ENADE – Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes; Revalida – Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos; ProLibras – Certificado de Proficiência na Língua Brasileira de Sinais; Celpe- Bras – Certificado de Proficiência na Língua Brasileira de Sinais.

Atualmente, o INEP produz várias pesquisas e sensos sobre os mais diversos assuntos educacionais. Todo esse material pedagógico pode ser encontrado com facilidade na pagina oficial da autarquia.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?