DicasFree.com » Sem categoria » Inscrição para o Enem 2011

Inscrição para o Enem 2011

Nos dias 6 e 7 de novembro cerca de 4,5 milhões de estudantes vão prestar o Enem 2010. A prova deve seguir o mesmo formato do ano passado, com 180 questões divididas em quatro áreas de conhecimento: matemática, linguagens, ciências da natureza e ciências humanas.A principal novidade é que a avaliação terá perguntas de língua […]

     



Nos dias 6 e 7 de novembro cerca de 4,5 milhões de estudantes vão prestar o Enem 2010. A prova deve seguir o mesmo formato do ano passado, com 180 questões divididas em quatro áreas de conhecimento: matemática, linguagens, ciências da natureza e ciências humanas.
A principal novidade é que a avaliação terá perguntas de língua estrangeira. Os alunos, no momento da inscrição, deveriam escolher entre inglês e espanhol. O objetivo do MEC (Ministério da Educação) com essas mudanças é tornar o Enem parecido com alguns dos principais vestibulares do país. Além disso, utilizar o exame para oferecer aos estudantes acesso às instituições públicas.
Como todos devem se lembrar, no ano passado foi lançado o SiSU (Sistema de Seleção Unificada), programa que selecionava candidatos apenas usando a nota do Enem. Várias universidades federais aderiram a idéia, como é o caso da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), e de tantas outras.
Com a iniciativa, houve uma democratização na disputa por vagas em faculdades, dando maior oportunidade aos jovens que estudam em escola pública. Com o sucesso do programa, novas instituições vão utilizar o Exame Nacional do Ensino Médio para selecionar seus candidatos, incluindo a UFSCar (Universidade Federal de São Carlos).
A tendência é justamente essa, substituir o vestibular por um exame único. Por isso que no próximo ano é bem provável que a participação de estudantes no Enem seja ainda maior. A inscrição, assim como nas edições anteriores, deve continuar sendo pela internet. Assim que o prazo for aberto, os interessados terão que preencher um formulário no site www.enem.inep.gov.br. Estudantes da rede pública estão isentos do pagamento da taxa.
Em breve, novas informações serão divulgadas! Fique atento!

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?