Infelismente ou infelizmente?

Infelizmente

A Língua Portuguesa costuma nos pregar umas peças que apesar de sabermos a redição correta, acabamos caindo na malha fina de trocar as letras. Embora isso seja muito comum, você precisa saber que a leitura pode ajudar bastante na hora de escrever corretamente.

Ela impede que você troque as palavras. O seu cérebro se lembra automaticamente que já leu aquela palavra e então processa a escrita da mesma maneira como viu em livros, revistas e outras fontes de escrita segura. Por isso, ler é uma das maiores dicas para não escrever errado nunca mais!

Na hora da escrita, as dúvidas sempre surgem
Dúvidas (Foto: Reprodução)

Como escrever?

Uma das palavras que geralmente pregam uma peça, é INFELIZMENTE. Embora seja comprida, ela pode apresentar uma fácil escrita e mais fácil ainda o descobrimento da sua verdadeira forma. Para saber como está correta, basta observar a sua palavra de origem.

FELIZ é escrito com Z. Portanto, INFELIZ também será escrita da mesma maneira. Quando tendemos a observar a escrita original, evitamos os erros. Se em sua versão original e genuína ela estava com Z, consequentemente qualquer outra versão da mesma será escrita com Z.

Ao contrário disso, a palavra INFELISMENTE, redigida com S não existe. Ela não tem nenhum papel na Língua Portuguesa e qualquer frase onde for posta, está automaticamente errada. Por isso, não caia mais na forma errada de escrever, observe sempre a palavra genuína.

Exemplos

1 ▪ Infelizmente não poderemos ir.

2 ▪ Infelizmente ela não se casou.

3 ▪ Bom, nós terminamos, infelizmente.

4 ▪ O problema é que eu esperava mais de você, infelizmente.

Usamos essa palavra sempre que queremos nos referir a algo infeliz que ocorreu em nosso cotidiano ou vida em si. Sempre que há o mencionamento de infelicidade, tendemos a pensar que aquilo não agradou a quem o disse. Ela é o antônimo de felizmente e sinônimo das palavras lamentavelmente e tristemente.

A palavra em si, é uma espécie de derivação sufixal. O sufixo é uma acréscimo a palavra que já existe, como no caso de INFELIZ. O advérbio pode ser usado para expressar emoções contrárias. O adjetivo encontrado na palavra, permanece intacto e sem alteração alguma.

A leitura ainda é a melhor aliada de quem deseja escrever melhor
Leitura (Foto: Reprodução)

Os vistos no dia de Hoje:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *