DicasFree.com » Bebê » Importância do teste da linguinha

Importância do teste da linguinha

Você sabe o que é o teste da linguinha? Pra quê ele serve? Como realizá-lo e sua importância? Confira todas as respostas para essas perguntas clicando aqui!

     

Realizar o teste da linguinha, assim como outros testes exigidos quando o bebê é recém-nascido, é de extrema importância, pois neste serão detectados alguns possíveis problemas. Eventualidades futuras podem ser evitadas se a realização desse método (prático e rápido) for feita como recomendada.

O exame consiste em verificar se existe alguma alteração no frênulo, ou popularmente conhecido como freio, essa é a membrana que faz ligação da parte inferior da língua com o assoalho. Caso o problema seja detectado, um pequeno corte feito cirurgicamente poderá resolver. O teste não dói.

Apesar de indolor (corte cirúrgico), é preciso atentar a uma observação: nem todo bebê tem a língua presa, é preciso cautela. Enquanto o bebê está sendo amamentado, o profissional de saúde faz a avaliação anatômica e a força de sucção. Além de uma breve análise dos batimentos cardíacos, saturação do oxigênio e respiração.

Mamãe e bebê. (Foto: Reprodução)

Bebês que apresentam frênulo, tem menor poder de sucção e consequentemente maior tempo de amamentação, a deglutição fica prejudicada.

Nisso compreende toda a importância do teste da linguinha nos primeiros dias de após o nascimento. Quanto mais tarde for detectado o problema, mais difícil fica a recuperação, ainda que o mesmo seja submetido a uma intervenção cirúrgica.

Pessoas que tem prejuízos relacionados ao desenvolvimento da fala, estão mais propensas a:

  • Terem uma autoestima baixa;
  • Não se adaptarem bem em meios escolares;
  • Se tornar isolada;
  • Ter vergonha de promover relações interpessoais.

O teste não tem nenhum custo nas instituições de saúde públicas e privadas. Faça e garanta a saúde do seu bebê!

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?