DicasFree.com » Escolar » Importância da energia solar

Importância da energia solar

Aprenda nesta matéria a importância da energia solar na vida de cada ser vivo e como ela pode ser uma aliada na diminuição dos efeitos do aquecimento global. Acompanhe!

     

Está presente praticamente em todos os nossos dias e todos os seres vivos, desde micro-organismos até o homem, são influenciados por ele. Se o mesmo não chegasse a terra, seria impossível haver a diversidade de vida que vemos hoje, falando especialmente do Sol.

É dele que emana a energia que atinge a terra em segundos, onde raios solares viajam a milhares de quilômetros de distância e a todo momento influencia a vida de cada um de nós. Através da energia solar, as plantas fazem o processo da fotossíntese, sendo que esses raios aquecem o corpo dos que não conseguem armazenar calor, assim como répteis, humanos e outros animais.

Também são capazes de desenvolver problemas dermatológicos, queimaduras ou até o temível câncer de pele quando ficamos expostos a eles. O mais importante é que a energia é limpa e renovável,  podendo ser uma das soluções para ajudar o mundo a sair da condição catastrófica que é o aquecimento global.

Raios solares. (Foto: Reprodução)

A captação da energia solar já é uma realidade em alguns países, até mesmo em algumas cidades brasileiras.

Mas, ao mesmo tempo em que é uma boa alternativa, com a diminuição de gastos com energia, o custo elevado do equipamento acaba afastando investidores.

Sobre o equipamento usado, tratam-se de placas ou painéis maiores que uma janela residencial. Colocada no teto de um edifício, seja residencial ou comercial, a energia é captada transformando-se em energia térmica.

Há uma vantagem, mesmo em dias fechados há captação dessa energia, ela consegue transpassar as nuvens atingindo a região. Sem esquecer-se das desvantagens, já que essa não consegue armazenar energia por muito tempo.

Há várias formas de aproveitar a energia solar em abundância, trabalhando com a arquitetura de sua residência quando for erguê-la ou reformá-la, para que a luz solar consiga penetrar em cada cômodo. Deixando as lâmpadas a serem usadas somente a noite. Estas e outras soluções privilegiam a iluminação no local, deixando-a mais natural que artificial e com certeza nos proporcionando bem estar.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?