DicasFree.com » Doença » HPV sintomas

HPV sintomas

Para saber mais informações sobre os sintomas apresentados e as principais causas do HPV, acompanhe este artigo!

     

HPV

O HPV é um tipo de doença ligada a sexualidade, também pode ser considerada uma DST. A forma mais comum de transmissão é através da relação sexual, o vírus transmissor é chamado de Papilomavírus Humano. Sabe-se atualmente que existem cerca de 100 tipos diferentes de HPV.

Alguns podem chegar a fazer com que a doença se transforme em câncer, atacando as principais áreas genitais, bem como os órgãos sexuais e também o colo do útero. Embora alguns casos sejam extremamente perigosos, geralmente o HPV pode ser curado se descoberto rapidamente.

A forma mais eficaz de saber se sua saúde ginecológica anda em dia, é fazendo um exame de prevenção a cada seis meses. Esse mesmo exame é chamado de Papanicolau e pode dar resultados relacionados a sua saúde íntima. Ele é muito importante, devido ao fato do HPV ser praticamente sem sintomas.

hpv

Causas

Como dito acima, na maioria das vezes, o ato sexual chega a ser o culpado pela transmissão do vírus. Não é necessário que a pessoa contaminada apresente sintomas para que o transmita. Contudo, quando é possível observar uma espécie de “verruga” sobre a pele, o contágio é quase imediato.

A maneira mais eficaz de se proteger, é através do uso da camisinha. Por isso se bate tanto nessa tecla desde os anos passados. Ela é importante na prevenção não só do HPV, como também de várias outras doenças sexualmente transmissíveis. No caso de gravidez, o bebê gerado também é contaminado.

Sintomas

Como bem sabemos, os sintomas de HPV são raros. O  mais evidente são as verrugas encontradas sobre a face da pele no colo do útero ou demais áreas íntimas. Há também outros casos em que essas mesmas verrugas aparecem na boca ou garganta. Qualquer área que esteja entrado em contato com a verruga pode ser contaminada.

Tratamento

Assim que houver uma desconfiança relacionada a doença, ou a apresentação de alguma alteração no exame de Papanicolau. O paciente deverá procurar consultar-se com um médico especializado. Ele lhe examinará e a partir de então poderá lhe dar orientações sobre qual tratamento seguir.

As principais indicações é que o paciente contaminado não tenha relações sexuais sem camisinha. Os tratamentos geralmente são feitos através de pomadas próprias para cada caso, e tem o papel de eliminar gradativamente essas verrugas de tamanhos variados. O diagnóstico e tratamento adequado será orientado por seu médico.

Prevenção

camisinhaHá duas formas de se prevenir. Uma delas é através do uso contínuo da camisinha em suas relações sexuais, e outra é a vacina contra HPV. Contudo, a forma mais indicada para pessoas de qualquer idade, continua sendo a camisinha.

Ela poderá lhe proteger não somente do HPV, como também de qualquer outra doença e de uma possível gravidez. Outra forma de se manter seguro é não ter múltiplos parceiros sexuais.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?