DicasFree.com » Variados » Houdini

Houdini

Enormemente conceituado por muitos especialistas e admiradores do mundo da mágica, Harry Houdini foi com certeza um dos mais famosos ilusionistas da História.

     

Houdini

Enormemente conceituado por muitos especialistas e admiradores do mundo da mágica, Harry Houdini foi com certeza um dos mais famosos ilusionistas da História, quando em meados do século 20 decidiu colocar suas habilidades em prática nas apresentações que fizera publicamente.

Nascido na capital da Hungria, Budapeste, Houdini na verdade é Ehrich Weiss, nome este dado de batismo aos 24 de Março de 1874. Quando teve oportunidades de mudar de vida, seu pai que era rabino decidiu se mudar com a família para os EUA a fim de encontrar melhores oportunidades para sua profissão como professor de religião na comunidade judaica.

Como eram de família pobre, desde pequeno Houdini tinha que trabalhar para ajudar no sustento de todos, além de ser engraxate também fora vendedor de jornais e aprendiz de chaveiro, atividade esta que mudou para sempre a sua vida, pois foi assim que aprendeu diversos segredos de fechaduras e trancas, com o passar do tempo era capaz de abri-las com os olhos vendados.

O início de sua carreira se deu a partir de apresentações com artísticas circenses, onde pode fazer números de trapézio e cross country. Mas por ser admirador fiel do mágico Jean Eugene Robert Houdin, Harry decidiu escolher pela carreira de mágico, por causa desse respeito a obra de seu ídolo também teve a ideia de assumir o nome artístico do mesmo.

Após primeiro espetáculo feito com a ajuda de um amigo, Harry Houdini desenvolvia cada vez mais desafios para impressionar o público. Grande e primeiro feito realizado foi conseguir escapar facilmente de seis diferentes modelos de algemas em cerca de 6 segundos. A partir daí criou números com camisa de força, tanques de água, caixa emersas de areia e tantos outros números cheios de suspense em que sempre conseguira se livrar de correntes, cadeados e todo tipo de condicionamento.

No auge de sua carreira pode se tornar até mesmo astro de cinema, o filmes que gravou se totalizam em aproximadamente mais de 10, onde também realizava alguns de seus truques durante as histórias do script. Também trabalhou como estrela do show-business, produtor teatral e piloto de avião.

Como ironia do destino, o mesmo mágico, ilusionista e escapadista mais bem conceituado ao longo desses anos, Houdini teve seu fim premeditado por um ato impensado e muito inesperado do jovem J. Gordon Whitehead um lutador amador de boxe que desferiu alguns golpes em seu estômago como forma de desafio a considerada “incrível resistência torácica” que o próprio mágico afirmava no espetáculo.

Mas o que era para ser mais um teste se tornou o martírio do ilusionista, que a dias já sofria com problemas de apendicite, e os golpes dados pelo estudante, isso sem a permissão de Houdini acabou agravando seu estado. Foi diagnosticado com apendicite aguda, mas se recusou a fazer uma cirurgia de emergência.

Dias depois, mesmo sentindo dores intensas Harry Houdini ainda fez uma apresentação no Teatro Garrick em Detroit, espetáculo esse que marcou sua última performance pública, onde apresentava com febre de 40º C. Médicos afirmam que logo ele teve uma ruptura no apêndice e ainda foi capaz de resistir por cerca de 3 dias.

Levado ao Grace Hospital de Detroit, Houdini chegou a falecer no dia 31 de outubro de 1926, devido uma hemorragia do apêndice rompido por traumas múltiplos. O grande ilusionista estava com 52 anos de idade, seu funeral aconteceu somente no dia 4 de novembro na cidade de Nova Iorque onde cerca de 2 mil pessoas estiveram presentes para acompanhar o cortejo. O corpo foi sepultado no Cemitério Machpelah no bairro do Queens e em sua lápide foi afixada a insígnia da sociedade dos mágicos.

Texto do mesmo assunto:

  • Use nossa busca. É simples! Quem sabe temos o que você procura?

Quer comentar ?