História dos instrumentos musicais brasileiros

O Brasil é hoje um país versátil, sejam elas econômicas ou culturais. Essa segunda vem perpassando e ligando o Brasil ao mundo desde seus primórdios da independência, seja pela literatura, estilo vida e,principalmente, a música. Ao passar dos anos, a música brasileira alcançou diversos cenários internacionais, tornou-se matéria obrigatória em especializações e graduações em música de alguns países.

Principalmente o Samba, gênero musical ficou bastante conhecido por seu ritmo mestiço, às vezes alegre outrora depressivo. Composto por uma infinidade de instrumentos musicais de origens europeias, africanas e indígenas, o samba, assim como o axé, bossa nova, entre outros estilos brasileiros, possui sonoridade própria.

Esses instrumentos, apesar de terem sido trazidos de fora, principalmente de Portugal e de regiões africanas, foram modificados e re-padronizados de acordo com as nossas expressões culturais. Para ilustrar melhor, faremos uma seleção de alguns instrumentos que se consagraram no meio cultural de nosso país.

Berimbau

O Berimbau é um instrumento muito conhecido no Brasil por ser facilmente atribuído a capoeira brasileira, marcando os tempos e passos dessa manifestação cultural. Apesar de ser muito comum em nosso país, o Berimbau atualmente é um instrumento típico da Angola, tendo sido trazido pelos escravos que vieram ao país pelo tráfico negreiro.

Berimbau (foto: reprodução)
Berimbau (Foto: Reprodução)

Estima-se que esse instrumento tenha sido criado por volta do ano 1500 a.C. e que tenha se popularizado também em outras regiões africanas. Apesar disso, instrumentos muito parecidos foram encontrados também em regiões indígenas no México, em ruínas das antigas cidades do império persa, hindu, na fenícia, no Egito na Assíria e na Patagônia.

Agogô

O agogô, também conhecido como Gã, é um instrumento de percussão originário da África Ocidental, é considerado um objeto sagrado a ser utilizado em cânticos e ritos da religião Yorubá (ou Iorubá). É composto de dois ou quatro sinos de ferro interligados e tira-se o som com o bater de baquetas nos sinos metálicos.

Agogô (foto: reprodução)
Agogô (Foto: Reprodução)

A etimologia do nome Agogô pode ser traduzida ao português apenas como “sino”. Muitos estudiosos consideram o Agogô como instrumento mais antigo do Samba brasileiro. Também faz parte da bateria instrumental utilizada na capoeira.

Cavaquinho

O cavaquinho é um instrumento muito parecido com o violão, porém em tamanho reduzido e com apenas 4 cordas, contando com 12 trastes e diferentes afinações dependendo da região cultural que o utiliza. Foi inventado no Norte de Portugal e se popularizou na cidade de Braga, sendo levado pelos portugueses em suas navegações ao Cabo Verde, Moçambique, Brasil, Ilha da Madeira e até mesmo para o  Havaí por volta de 1879.

Cavaquinho Brasileiro (foto: reprodução)
Cavaquinho Brasileiro (Foto: Reprodução)

No Havaí, a população local acabou reproduzindo o cavaquinho com suas matérias primas e próprias influências culturais, derivando o instrumento hoje chamado de Ukulelê. No Brasil, o cavaquinho chegou pelos colonizadores portugueses e logo se tornou instrumento típico da região, compondo principalmente o Samba e Choro.

Apesar de culturalmente português, o cavaquinho é frequentemente associado a cultura musical brasileira por ter sido imensamente expressivo. Em nosso país algumas modificações foram feitos no instrumento, diferenciado-o um pouco do original português. Em uma primeira olhada, o cavaquinho brasileiro apresenta dimensões de corpo mais avantajadas e um braço maior.

Pandeiro

Esse é, talvez, o instrumento mais abrasileirado devido a sua incorporação em quase todos os estilos musicais do país. Tipicamente de percussão, o pandeiro é um instrumento circular, tendo como base principal uma pele presa a anéis metálicos e chocalhos de também de metal presos envolta de sua circunferência.

Pandeiro (foto: reprodução)
Pandeiro (Foto: Reprodução)

Apesar de ser também ligado ao Brasil, o pandeiro é um dos instrumentos mais antigos do mundo, datando desde o período Paleolítico. Esse instrumento pode ser encontrado na história do continente asiático, europeu e africano, perpassando desde o Egito até os domínios romanos e gregos.

Atualmente, o pandeiro compõe diversas manifestações culturais no Brasil como a capoeira, carnaval, samba, choro, axé, xote e até mesmo em orquestras sinfônicas nacionais e internacionais.

Os vistos no dia de Hoje:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *