DicasFree.com » Datas Comemorativas » História do dia da mulher – 8 de Março

História do dia da mulher – 8 de Março

O Dia da Mulher é uma data extremamente importante para todas. Ele é uma reafirmação de todos os direitos conquistados até aqui e a esperança de um dia findar a desigualdade entre os sexos. Clique aqui para conferir a história desse dia.

     

História do dia da mulher

Tudo começou com uma grande greve nos Estados Unidos, precisamente em Nova Iorque, no dia 8 de Março de 1857. Essa fora feita por várias operárias que trabalhavam numa fábrica de tecidos. Elas reivindicavam melhores condições para o desenvolvimento do trabalho.

A princípio o que estava em questão era redução da carga horária que estava em 16 horas diárias, melhora de salário (de acordo com os salários dos homens) e ainda um tratamento adequado em suas atuais condições como mulheres e cidadãs de respeito. Um homem chegava a ser melhor visto e ganhar o triplo.

O Dia da Mulher é uma data que afirma os direitos trabalhísticos e de vivência de todas as mulheres

08 de Março – Dia da Mulher

O que ocorreu então, foi uma reação extremamente violenta contra elas. Foram presas dentro dessa mesma fábrica e então as incendiaram vivas. Estima-se que houve aproximadamente 130 mortes naquele dia, a carbonização tomou o corpo de todas. Um ato horrivelmente desumano.

Respectivamente 53 anos depois, houve a declaração de que o dia 8 de Março seria destinado as mulheres, principalmente as guerreiras tecelãs que perderam a vida em nome da igualdade. Contudo, cerca de mais 65 anos foram preciso para que o dia estivesse reconhecido pela ONU.

Objetivo

Ao se criar, a data não estava destinada apenas a uma homenagem ou comemoração pelo dia da mulher. Na maior parte dos países ao redor dos Estados Unidos, eram dadas palestras, conferências e muitos debates feitos a respeito do papel da mulher inserida na sociedade em si.

A intenção principal era diminuir de maneira considerável o preconceito existente contra a mulher, tendo em jogo também a esperança de que houvesse o término desse mesmo conceito formado através dos nossos antepassados. Embora já tenhamos muitos direitos conquistados, muitas mulheres ainda sofrem com a desigualdade.

A violência, o salário baixo, a excessiva jornada de trabalho e muitas outras penosas diferenças na carreira ainda são frequentes, mesmo com toda a evolução até aqui.

As brasileiras

Já para as brasileiras, a verdadeira “igualdade” ou pelo menos boa parte dela foi marcada no dia 24 de fevereiro de 1932. Nessa mesma data é que então, as cidadãs tomaram o poder do voto e hoje já é possível decidir quem serão seus governantes e presidente. Depois de muitos anos de discussões e reivindicações, essa conquista foi finalmente garantida a mulher brasileira.

O Dia da Mulher foi uma grande conquista, é verdade. Contudo é necessário que a educação seja cada vez mais acentuada para formar pensadores e não seguidores de doutrinas e regras passadas. Precisamos garantir os direitos das cidadãs que atuam de maneira direta, melhorando o mundo.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?