DicasFree.com » História » História das copas do mundo

História das copas do mundo

O futebol é de longe o esporte mais praticado e mais popular do mundo, tendo a Copa do Mundo como um dos eventos esportivos mais importantes e com mais visibilidades. Confira a história desse grande evento.

     

O futebol é de longe o esporte mais praticado no mundo e também o que mais chama atenção nas mídias televisionadas. O esporte movimenta bilhões de dólares anualmente e faz com que milhares de pessoas em todo o mundo constituam torcidas organizadas e constroem identidades esportivas de pertencimento.

No Brasil, o esporte se tornou mais que um passatempo, e sim um símbolo de ser brasileiro, inserido na cultura e nos costumes de todas as esferas sociais de nosso país. Se as olimpíadas são de grande importância na Europa e nos Estados Unidos, as Copas do Mundo e campeonatos nacionais e internacionais de futebol aqui são os que fazem mais sucesso.

A Copa do Mundo

O ano de 2014 será uma grande festa no Brasil, o país do futebol. Isso porque o evento de maior importância do futebol irá acontecer no país durante o mês de julho nas várias capitais brasileiras. Apesar de toda a alegria dos fanáticos por futebol no Brasil, o país já foi sede do evento uma vez.

Seleção brasileira na copa do Uruguai em 1930.

Seleção brasileira na copa do Uruguai em 1930.

A Copa do Mundo reúne todas as melhores seleções que representam seus países classificadas para o evento. Elas disputam primeiramente em grupos e os vencedores são encaminhados para as oitavas de final, depois para as quartas de final, para semifinais e as duas últimas disputam a taça.

Atualmente, o Brasil possui 5 taças do mundo e é o país com o maior número delas. Seguido dele, temos a seleção da Itália com 4 taças e a Alemanha com 3. Argentina e Uruguai possuem duas taças cada um e a França, a Inglaterra e a Espanha possuem uma taça cada uma.

História da Copa do Mundo

O futebol era um esporte muito praticado no Reino Unido ao fim do século XX, porém sua popularidade no restante da Europa ainda estava engatinhando. Os torneios eram apenas nacionais e a primeira partida entre países diferentes impulsionou a prática do esporte em outros países da Europa.

Quando o esporte se tornou muito apreciado em alguns países Europeus, foi criada a famosa FIFA por sete países do continente em maio de 1904. A partir daí, vários eventos internacionais foram feitos, porém apenas com participação de clubes de cada país e não de seleções. Os times amadores também jogavam nos jogos olímpicos de verão que em uma ocasião nos Estados Unidos foi contrariado por causa da baixa popularidade naquele país. Dessa ocasião e em outros desentendimentos, o francês Jules Rimet organizou a primeira Copa do Mundo pela FIFA.

A primeira Copa do Mundo foi realizada no Uruguai com participação de sete países Sul americanos, dois Norte americanos e quatro países Europeus em 1930. Nessa ocasião, o Uruguai participou e foi campeão pela primeira vez no evento. O sucesso e espírito criado pela copa foi suficiente para outra continuidade que só confirmou o que todos pensava: as copas iriam continuar por muito tempo.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?