DicasFree.com » Variados » História da Educação Física

História da Educação Física

A educação física é instituída como disciplina curricular nas escolas e agrega a prática de diferentes esportes – natação, ginástica, futebol, voleibol, queimada, handebol, jogo de peteca entre outros.

     

A Educação Física teve seu início devido a necessidade do homem primitivo em lutar, fugir e caçar para sobreviver. Assim este mesmo homem à luz da ciência começa a realizar os seus movimentos corporais básicos e naturais a partir do momento em que se colocou de pé para correr, puxar, empurrar, saltar, arremessar e etc.

A Educação Física evolui à medida que se processa a evolução cultural dos povos. Na China a história relata que a educação física surgiu em 3000 A.C., através do domínio do imperador guerreiro, Hoang Ti, pensando no progresso do seu povo, instituiu exercícios físicos com finalidades terapêuticas, higiênicas e com caráter guerreiro.

Na Índia, os exercícios físicos eram como uma doutrina por causa das “leis de Manu”, uma espécie de código civil, político, social e religioso, isso no primeiro milênio. Já no Japão, a prática sempre foi ligada aos fundamentos fisiológicos, morais, religiosos e guerreiros dos samurais.

Em Roma, a atividade física era destinada às práticas militares, herança da mistura da cultura grega, que aliás, tem referência até os dia atuais como a civilização marcante para o surgimento da educação física no mundo. Os famosos fiolosofos Sócrates, Aristóteles, Platão e Hipócrates contribuíram de forma considerável para a educação física e também para a pedagogia. Atribuiram conceitos da ligação corpo e alma através das atividades corporais, juntamente com a música. Estabelecendo que é preciso o equilíbrio entre corpo e espírito ou mente.

No Brasil, pouco se teve contribuição por parte dos indígenas no surgimento da educação física, ao não por seu movimentos de caça, nado e também em suas danças em celebração aos deuses. O negro escravos impostos a lutar contra os seus donos, desenvolveram a capoeira, como defesa para escapar da escravidão, e acabaram desencadeando um esporte praticado até os dias atuais. A inspiração veio da observação da briga de animais e também das danças africanas.

Em 1851, ainda no império, através da lei de n.º 630 foi incluída a ginástica nos currículos escolares. Desde o início da República até meados dos anos 90, a Educação Física ainda precisa ser estabelecida corretamente, passando portanto, pela ditadura e por crise existencial. No entanto, em 1990, a prática de esporte passou a ser visto como meio de promoção à saúde acessível a todas as pessoas, sendo manifestada em três formas: esporte educação, esporte participação e esporte performance. Somente em 1998, em 1º de Setembro a profissão foi regulmentada com todos os avanços sociais, a apartir da assinatura da lei 9696.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?