DicasFree.com » História » História da Copa do Mundo

História da Copa do Mundo

Conheça um pouco mais sobre a história do maior evento esportivo da modalidade futebol que existe no mundo.

     

A Copa do Mundo da FIFA é considerado o maior evento esportivo, onde se disputa um torneio de futebol por diferentes países do planeta. Disputado a cada quatro anos em um país sede escolhido previamente, o torneio possui uma longa história ao longo de seus mais de 80 anos de existência, consagrando seleções, técnicos e todos os envolvidos nas disputas. Apesar da consolidação do torneio mundial ter sido instituído pela FIFA somente em 1930, anteriormente já se tinha anseios por criar um evento dessa categoria e porte.

copa do mundo

Seleção de Uruguai, campeã da primeira edição da Copa do Mundo, em 1930.

A ideia surgira após o amistoso internacional disputado no dia 30 de novembro de 1872, na cidade Glasgow, Escócia, onde a seleção da Inglaterra e um time local finalizaram o jogo empatando em 0×0. Por causa do grande interesso e adeptos a nova modalidade esportiva, o futebol foi introduzido definitivamente como esporte de demonstração nas Olimpíadas, isso a partir do ano de 1900, posteriormente se tornou esporte oficial, mais propriamente em 1908.

A primeira edição da Copa do Mundo foi realizada no Uruguai em 1930, e a seleção campeã era do anfitrião do torneio. A seleção uruguaia conquistou o título fazendo 4 gols contra 2 gols da seleção da Argentina. Nesse primeiro ano, o campeonato mundial só contou com 13 seleções participantes – Argentina, Bolívia, Brasil, Peru, Chile, Bélgica, México, Paraguai, Uruguai, Estados Unidos, França, Iugoslávia e Romênia, 4 representavam países europeus, e o restante pertencente ao continente americano.

Em 83 anos, somente em dois momentos a Copa do Mundo teve que ser cancelada, no ano de 1942 e 1946, devido às trágicas consequências deixadas pela II Guerra Mundial. Não houve o acontecimento das edições, mas o torneio continuou sendo uma febre, reunindo cada vez mais um maior número de público. Já foram realizadas 19 edições da Copa do Mundo da FIFA, e em cada de evento, os números são superados, seja de torcedores, quanto o número de países participantes. A organização também tem sido inovada.

copa do mundo torcida

Da mesma forma que os Jogos Olímpicos, a Copa do mundo é o maior evento esportivo da Terra.

A última Copa do Mundo de Futebol foi realizada no ano de 2010, na África do Sul. Um fato muito marcante na história do evento, pois essa foi a primeira vez que o continente sediou uma edição desse torneio, dividindo as partidas em exatas nove cidades, em dez estádios diferentes. A próxima edição que acontecerá em 2014, será realizada no Brasil, que aliás já foi país-sede da Copa no ano de 1950, concedendo o título de campeão para a seleção do Uruguai.

Na Copa do Mundo de 2014, as partidas irão acontecer em 12 cidades sedes, respectivas as cinco regiões do Brasil. São Manaus, Fortaleza, Natal, Recife, Salvador, Cuiabá, Brasília, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba e Porto Alegre. O início das partidas será no dia 28 de julho, com jogo disputado no Estádio Mineirão, em Belo Horizonte. Haverá a participação de 32 seleções, sendo que a brasileira não precisará disputar eliminatórias porque se trata da anfitriã do torneio.

Confira a tabela de todas as copas com algumas especificações:

Ano 1930
País-Sede: Uruguai – Campeão:Uruguai

Ano 1934
País-Sede: Itália – Campeão: Itália

Ano 1938
País-Sede: França – Campeão: Itália

Ano 1950
País-Sede: Brasil – Campeão: Uruguai

Ano 1954
País-Sede: Suíça – Campeão: Alemanha Ocidental

Ano 1958
País-Sede: Suécia – Campeão: Brasil

Brasil campeão

Brasil se tornou penta-campeão na Copa de 2002.

Ano 1962
País-Sede: Chile – Campeão: Brasil

Ano 1966
País-Sede: Inglaterra – Campeão: Inglaterra

Ano 1970
País-Sede: México – Campeão: Brasil

Ano 1974 Alemanha
País-Sede: Ocidental – Campeão: Alemanha Ocidental

Ano 1978
País-Sede: Argentina – Campeão: Argentina

Ano 1982
País-Sede: Espanha – Campeão: Itália

Ano: 1986
País-Sede: México – Campeão: Argentina

Ano: 1990
País-Sede: Itália – Campeão: Alemanha Ocidental

Ano: 1994
País-Sede: Estados Unidos – Campeão: Brasil

Ano: 1998
País-Sede: França – Campeão: França

Ano: 2002
País-Sede: Coreia do Sul/Japão – Campeão: Brasil

Ano: 2006
País-Sede: Alemanha – Campeão: Itália

Ano: 2010
País-Sede: África do Sul – Campeão: Espanha

Somente sete equipes que disputam até os dias atuais, já venceram o torneio, entre elas Brasil, Alemanha, Argentina, Itália, Uruguai, França e Inglaterra e 15 países já sediaram a Copa – Uruguai, Itália, França, Brasil, Suíça, Suécia, Chile, Inglaterra, México, Alemanha, Argentina, Espanha, Estados Unidos, Coréia do Sul e Japão. A próxima edição da Copa do Mundo, portanto, será a 20ª a ser realizada.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?