DicasFree.com » Saúde » Hidroclorotiazida explicação

Hidroclorotiazida explicação

A Hidroclorotiazida é um diurético utilizado principalmente no tratamento da hipertensão, eliminando sódio, água e tendo ação vasodilatadora. Confira.

     

Hidroclorotiazida – medicamento.

Os Diuréticos são medicamentos muito usados na medicina para o tratamento de pessoas com hipertensão, cirrose hepática, insuficiência cardíaca e edemas, problemas frequentemente relacionados ao excesso de sódio no organismo.

Agindo essencialmente no rins, os diuréticos dependendo da classe ou tipo, podem agir em diferentes partes do órgão para diferentes efeitos. Apesar de cada diurético apresentar proporções e tratamento diferente, todos eles tem um efeito em comum que é o de potencializar a eliminação de sódio e água do organismo humano.

O tratamento com diuréticos deve ser exercido juntamente a uma dieta pré-estabelecida pelo médico, a fim de que o paciente não coma alimentos ricos em sódio durante o efeito dos medicamentos. Isso causaria a perda do efeito e não resultaria em benefícios para o paciente.

A Hidroclorotiazida é um Diurético Tiazídicos, assim como a Indapamida e Clortalidona. Esses diuréticos possuem efeito de 24 h e tornam a eliminação de água e sódio constante por meio da excreção. Esses medicamentos são mais recomendados para os tratamento inicial da hipertensão por terem ação eliminatória de sódio eficiente e também ação vasodilatadora  .

O uso do medicamento provoca alguns efeitos colaterais que devem ser levados em consideração tanto pelo paciente como pelo médico. Os efeitos são:  desidratação, câimbras, baixa de potássio, hipotensão, baixa de magnésio, aumento da glicose, aumento do ácido úrico e aumento do colesterol.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?