DicasFree.com » Esporte » Handebol regras básicas do goleiro

Handebol regras básicas do goleiro

Desde a sua implantação o handebol é disputado por vários países com modalidades femininas e masculinas, possuindo até mesmo mundial da categoria.

     

A modalidade do handebol, está já existe há muitos anos, desde a época de Homero. No entanto os alemães que primeiro iniciaram o jogo semelhante ao formato que existe hoje, propriamente em 1912, introduzido como Raftball pelo alemão Hirschmann, secretário da Federação Internacional de Futebol.

A partir da primeira Guerra Mundial, o handebol começou a ter notoriedade, quando em 1919, o Prof. Alemão Karl Schelenz organizou as regras do jogo publicadas pela Federação Alemã de Ginástica. O primeiro jogo internacional da modalidade foi entre Alemanha e Áustria com vitória de 6 a 3 para os austríacos. Mais tarde em 1934, o handebol foi oficialmente incluído nas olimpíadas, começando pela olimpíada de Berlim – 1936, com a participação de 6 dos 26 países então filiados ao Comitê Olímpico Internacional.

handebol feminino

Pós Guerra, os campeonatos mundiais de handebol foram reiniciados no campo a partir de 1948.

No Brasil, a implantação do handebol aconteceu através da grande concentração de imigrantes alemães no estado de São Paulo, que até os anos 60 se manteve restrito na região. A disseminação ocorreu depois que o professor francês Augusto Listello apresentou o esporte de forma didática para professores de outros estados no curso internacional de Santos. Desde então o handebol passou a fazer parte da grade escolar.

O handebol, como todo esporte advém de uma competição que precisa ser regida por regras, neste caso, foram determinadas as impostas dos alemães, como sendo as regras oficiais do handebol. Os jogadores utilizam as mãos para repassar a bola comumente fabricada em couro que mede 54 a 56 cm, com o peso entre 325 e 400g (feminina) e de 58 a 60 cm, com peso entre 425 e 475g (masculina).

Nos anos passados o handebol era disputado no campo, mas por causa da comodidade e falta de espaço externo, foi adotado a pratica em quadras esportivas, semelhante as do futebol de salão. As mesmas devem medir 40 m x 20 m, com piso emborrachado ou de madeira, as áreas para goleiro precisam se localizar a seis metros do gol.

handebol masculino

O handebol é considerado o esporte mais interativo, e o jogo mais veloz do mundo na atualidade.

A partida é dividida em dois tempos de 30 minutos cada, disputada por duas equipes de sete atletas, que podem agarrar, arremessar, passar e quicar a bola com as mãos. Todo o desempenho é finalizado com a marcação de gols.

É importante ressaltar que somente o goleiro, sendo o 7º jogador, pode encostar o pé na bola. Ele também pode se deslocar por toda a quadra com a bola na mão e quando estiver dentro da sua área, chamada área do gol, pode rebater a bola com os pés. O gol só acontece se a bola ultrapassar totalmente a linha de gol por dentro da baliza.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?