DicasFree.com » História » Guerra do Golfo consequencias e Resumo Completo

Guerra do Golfo consequencias e Resumo Completo

O conflito denominado Guerra do Golfo aconteceu no final do século XX e envolveu várias nações do mundo. Entenda mais sobre esse conflito e suas motivações históricas.

     

Um dos últimos conflitos armados vivenciados pelo mundo no século XX foi a Guerra do Golfo ou a Guerra do Golfo Pérsico. A região do Golfo, altamente rica em petróleo era uma das principais exportadoras da matéria prima aos Estados Unidos, fator que mais tarde influenciaria a entrada do país no conflito.

Originalmente, o conflito se daria entre desentendimentos políticos, econômicos e históricos entre o Iraque e Kuwait que se valeram em importância internacional para com outras nações europeias e americanas.

As motivações do conflito

As nações árabes são conhecidas por possuírem desentendimentos culturais e históricos bastante evidentes e geralmente resolvidos por conflitos armados. Nada disso é novidade, visto que esse tipo de relação internacional é bem comum entre todas as nações do mundo durante a história.

Contingente aéreo norte americano

Contingente aéreo norte americano

Entre o Kuwait e Iraque, algumas terras tomadas pelo Iraque com justificativas históricas e culturais causavam desentendimento entre as duas nações. A não devolução das terras ao Kuwait talvez tenha sido uma dos motivos pelo qual o país abaixou o preço de seu petróleo, impedindo a venda do petróleo iraquiano fosse atrativa no mercado internacional.

O governo iraquiano por sua vez, liderado por Saddam Hussein, exigiu do país uma enorme quantia indenizatória pelas práticas consideradas inapropriadas pelo ditador. Uma vez não atendidas as exigências iraquianas, o país declara guerra em 1990 ao Kuwait e movimenta suas tropas, iniciando os conflitos armados.

A entrada de outros países no conflito

Com a incorporação do Kuwait como província do Iraque, outros países se viram autorizados pela ONU a interferir no conflito entre os dois países. Com a pausa da produção de petróleo no golfo Pérsico, os Estados Unidos e outras nações perdem mercado e prejudicam suas economias.

Inglaterra, Egito, Síria, França, Arábia Saudita e os Estados Unidos entraram no conflito armado contra as tropas de Saddam Hussein. No dia 17 de janeiro de 1991, um grande ataque aéreo foi autorizado pela ONU e feito contra o Iraque, fator que determinou o total enfraquecimento do país.

As consequências

O cessar fogo ocorreu em abril daquele mesmo ano , culminando no fim do conflito. Os desastres ambientais causados pela queima do petróleo, as milhares perdas humanas e os prejuízos de milhões de dólares ao Kuwait foram as consequências mais imediatas do conflito. Apesar disso, o país conseguiu sua independência e luta para manter sua estabilidade política.

Sansões e embargos norte americanos foram aplicados contra o Iraque, que culminou numa espécie de ódio nacional contra os Estados Unidos. Tal política foi altamente influenciadora no ataque terrorista de 11 de setembro no world trade center.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?