DicasFree.com » Gravidez » Gravidez precoce

Gravidez precoce

A gravidez precoce, é um problema que vem afetando muitas adolescentes brasileiras há alguns anos. Saiba mais sobre o assunto e confira os métodos de prevenção.

     

Gravidez precoce

A fase da adolescência é uma das piores da vida de qualquer pessoa. Nessa etapa, geralmente tendemos a descobrir quem realmente somos, o que queremos, dentre tantas outras importantes decisões, como por exemplo qual profissão seguir. Quando uma menina recebe a notícia de gravidez, é um choque.

E não é pra menos, automaticamente a imagem que se tem, é de que sua vida acabou ali. Por isso, muitas delas desenvolvem a depressão, uma doença muito comum após o parto e nas adolescentes, durante o parto. Há muitas maneiras de evitar a gravidez precoce. Primeiramente é necessário que os pais estejam atentos.

gravidez na adolescência

Proibir, nem sempre é o melhor caminho. Na verdade, esse pode ser o caminho mais rápido para um gravidez durante a adolescência. O mais indicado por psicólogos e especialistas no assunto, é orientar o seu filho a um caminho mais seguro na hora de começar sua vida sexual. E as mães em especial, em providenciar consultas a um ginecologista.

A gravidez precoce, pode se tornar além de um transtorno psíquico, um transtorno vivencial. A vida de uma mulher grávida, muda consideravelmente, bem como seu corpo, seus pensamentos e muito mais. Durante a gravidez, há com certeza um amadurecimento muito maior como pessoa.

Mas na maioria dos casos, é difícil conciliar as coisas sendo adolescente. Os psicólogos indicam que a maior prevenção contra o problema, é a conversa diária com os filhos e também proporcionar a eles uma quantidade de segurança considerável, ao oferecer camisinhas e indicar métodos para evitar a gravidez.

De maneira nenhuma, pense que esse tipo de problema não pode acontecer dentro da sua casa. E caso ocorra, dê todo o apoio a seu filho. O corpo de uma menina que ainda não está completamente formada, pode se degradar muito com uma gravidez. Por isso, ela precisará de todo apoio da família e amigos.

Métodos de prevenção

  • Camisinha
  • Anticoncepcionais
  • Injeção 
  • Pílulas do dia seguinte (podendo ser usada uma vez ao ano)
  • Diafragma

As maneiras de se prevenir são muitas. Por isso, oriente seu filho ao melhor caminho para que ele não perca a infância e adolescência num desses problemas. Se informe sempre e esteja atento a vida dele de forma geral, cuidando, mas com certeza abrindo o espaço necessário para que ele tome suas próprias decisões.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?