DicasFree.com » História » Governo Lula

Governo Lula

O Governo Lula é considerado um dos melhores governos presidenciais que o Brasil já teve. Saiba o motivo dessa afirmação e mais características aqui no Dicas Free.

     

O Brasil sempre foi comandado por duras elites ligadas ao poderio da corte imperial nos tempos da monarquia, as elites da agro exportação e depois aos grandes empresários que desenvolveram negócios lucrativos e influentes no cenário político brasileiro.

Principalmente as famílias da “elite da terra” possuem um legado político que vem decorrendo desde os tempos das capitanias hereditárias. Salvo algumas exceções como Getúlio Vargas, que por meio de um golpe findou a política do café com leite, ou do general Deodoro da Fonseca que dissolveu a monarquia, ou até mesmo o governo militar de 64, o poder do Brasil sempre esteve nas mãos das “mesmas pessoas”.

Governo Lula

Mesmo com todas as controvérsias e desapreciações do governo Lula, é cabível se dizer que Luis Inácio Lula da Silva é uma fugira histórica, um ser humano, e que por isso responde a interesses próprios nem sempre condizentes com os ideais de moralidade também tão controversos e plurais. Por esse motivo, cabe a nós tentar examinar esse governo com olhos imparciais para depois estabelecermos críticas mais acertadas.

Lula

Lula

Sem dúvida, o Governo Lula pode ser considerado um grande passo na política brasileira. Apesar de tudo, Lula não pertencia a grandes polos da elite no país e subiu na política por meio de lutas partidárias e diversas articulações políticas.

Lula, como ex-operário assume o cargo de mais alta importância no país de forma democrática em eleições diretas em sua quarta tentativa. Ganhou as eleições desbancando José Serra com 61,27% dos votos válidos no segundo turno nas eleições do ano 2002, tendo tomado posse no dia 1 de janeiro de 2003.

Características

O governo lula herdou às políticas já feitas no governo de FHC, dando continuidade a maioria delas e reinventando projetos governamentais. Uma das maiores características durante a gestão de lula foi os recordes na balança comercial, o aumento significativo do PIB, as baixas inflações, o crescimento da indústria (principalmente da indústria automobilística), o aumento do salário mínimo e a forma quase ilesa com que o país passou pela crise mundial.

Em números, durante a gestão de lula, o PIB brasileiro cresceu cerca de 4% ao ano. O aumento do PIB também foi contemplado com a diminuição do desemprego. No primeiro ano do governo lula, a taxa de desemprego da população economicamente ativa era de 10,9%. Ao final de 2009, a taxa era de 6,8% e no início de 2010, de 5,3%, totalizando os melhores resultados em série na diminuição do desemprego na história do país.

A arrecadação dos impostos no ano de 2010 foi de R$ 805,7 bilhões, sendo a maior da história até aquele momento. O pagamento de empréstimos e dívidas contraídas com o FMI foi liquidado antecipadamente pelo governo brasileiro, fator que agregou prestígio internacional ao Brasil e atraiu novos investidores.

 Certamente, o governo lula foi um dos governos que mais lutou pela diminuição da pobreza e miséria no país. Apesar disso, deve-se ter em mente que a maioria dos projetos já estavam em andamento nos governos de Itamar e FHC e tiveram sua continuidade em 2003. O país alcançou a marca de diminuir a pobreza de 40% para 9,1% até 2006, graças aos programas sociais de auxílio governamental.

O índice de desenvolvimento humano no governo lula passou de 0,790 para 0,813. Apesar disso, as diferenças sociais ainda existem em larga escala no país.

Educação e Trabalho

No governo lula, as leis trabalhistas continuaram em vigor e sofreram algumas mudanças. O salário mínimo teve um grande aumento e alcançou marcas de poder consumos bem maiores. O Plano Nacional d Erradicação do Trabalho Escravo resgatou cerca de 32 mil trabalhadores em regime de escravidão em várias regiões do país. Apesar disso, a falta de fiscalização e o precário sistema judiciário evitam que os fazendeiros sofram punições adequadas. Sem o auxílio governamental, as punições adequadas aumentam de oferta de emprego nessas regiões, é comum que o trabalhador volte ao serviço escravo por falta de opção.

Na educação foram criados novos índices para avaliar a qualidade e órgãos para propor programas baseados nesses resultados. O ProUni foi um programa criado para facilitar o acesso as faculdades particulares no país. Apesar de terem aumentado as vagas em universidades públicas, a falta de repasses federais e estaduais teria deixada grande parte das universidades em condições de sucateamento.

Política e desenvolvimento

O governo lula foi alvo de grandes escândalos políticos que permearam as varas judiciais em acusações em série. Tivemos o famoso escândalo do mensalão, o escândalo dos cartões corporativos, a crise do seto aéreo, o caso Erenice Guerra e a denúncia do Ministério Público ao Ex-presidente Lula (após o mandato) por improbidade administrativa.

O país entrou para o grupo do G20 e estendeu suas relações comerciais com países dos quais antes não se relacionava em demasia como a China, a Rússia, a Índia e a África do Sul. No que diz respeito a infraestrutura, o governo lula não foi capaz de mudar o cenário de precariedade no país.

Na saúde, o Brasil não obteve avanços significativos, tendo as medidas tomadas pelo governo insuficientes para mudar a realidade nos hospitais públicos brasileiros. A porcentagem do PIB voltada para a saúde é insuficiente para o real funcionamento desse serviço público em sua plenitude.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?