DicasFree.com » Alimentos » Gema de ovo aumenta o colesterol?

Gema de ovo aumenta o colesterol?

Se você está em dúvida sobre os índices de colesterol encontrados na gema de ovo, acompanhe este artigo e entenda os benefícios e malefícios desse alimento.

     

Gema de ovo – colesterol

Bom, ovos em forma geral apresentam aumento significativo de colesterol, não importa se consumido em pequenas ou grandes quantidades. Seja frito ou cozido, ele tem um percentual de 210 miligramas de colesterol. Os médicos recomendam, que um adulto saudável precisa de apenas 300 miligramas.

Ou seja, não é nada recomendável que você coma mais de um ovo por dia. Mas também não significa que você deve eliminá-lo em sua dieta diária. Para chegar á esse percentual, séria necessário ingerir 300 gramas de pão de queijo, um pacote de manteiga ou 2 quilos de biscoito de polvilho para chegar a 200 miligramas de colesterol, a quantidade de apenas UM ovo.

Embora os percentuais sejam bem altos, você não deve eliminá-lo de suas refeições, principalmente por se tratar uma das maiores fontes de proteínas. O colesterol também é importante para o funcionamento do nosso corpo, o mal está no consumo elevado, esse hábito pode trazer problemas cardiovasculares.

A gema de ovo possui um grande percentual de colesterol, por isso, é indicado que o alimento seja restrito

Gema de ovo (Foto: Reprodução)

A gema, é a principal fonte de colesterol. Quando retirada da alimentação, impede que há acúmulo de colesterol no sangue. Também não significa que você não possa consumi-la, o equilíbrio é a melhor saída. Não existe nenhum alimento que NÃO POSSA ser consumido, a não ser que você tenha intolerância.

O mais importante é que consuma de maneira consciente. Equilibre de forma que suas refeições não possuam níveis tão altos de colesterol. Contudo, apresenta mais riscos em pessoas que tem doenças crônicas como a diabetes, mas essas devem ter acompanhamento de um nutricionista sobre sua alimentação.

Apesar de ter um índice elevado de colesterol, o ovo possui vitamina D (pouco encontrada em alimentos comuns), além de ter altos percentuais de ferro e zinco. Não se esqueça também que pessoas com colesterol alto geralmente apresentam genética tendenciosa, sedentarismo e consumo de gorduras.

Para evitar, você deve ter hábitos saudáveis, como tomar dois litros de água por dia, fazer alguma atividade física e evitar alimentos fritos ou gordurosos. Também é válido lembrar que pessoas tendenciosas, com casos na família, podem desenvolver problemas de pressão alta e aumento de colesterol com mais facilidade.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?