DicasFree.com » Saúde » Funcionamento dos rins

Funcionamento dos rins

Confira no artigo, como funciona os rins e toda a atuação do sistema urinário no organismo humano.

     

Todo ser humano possui dois rins, que fazem parte do sistema urinário, tem um tamanho médio bastante inferior se comparado ao pulmão, por exemplo, cerca de 12 centímetros e apenas 150 gramas bem distribuídos. São constituídos de uma grande quantidade de néfrons, unidade estas que possuem a função filtrar o plasma sanguíneo, afim de retirar todas as substâncias tóxicas presentes, eliminando-as através da urina. Para cumprir toda a sua funcionalidade no organismo, o sistema urinário é formado também por outros órgãos – ureteres, bexiga urinária e uretra.

Funcionamento dos Rins

A urina forma-se nos rins, passa pelos ureteres até chegar a bexiga, e depois é expelida através da uretra.

O funcionamento do rins, depende do bom estado de todo o sistema. Em cada néfron está um cápsula denominada Bowman, que se conecta a artéria renal, que por sua vez se liga ao um conjunto de vasos capilares. O sangue do organismo é submetido a força para o interior dos capilares, fazendo com parte do seu plasma transborde para cápsula, acontecendo portanto a filtração glomerular. O líquido filtrado passa por um tubo onde se absorvem quantidades suficientes de glicose, parte do sódio, água e outras substâncias que voltam para o sangue.

À medida que o líquido passa através da ansa de Henle, o restante do sódio é bombeado para o interior do rim, ficando cada vez mais diluído. Ao se encaminhar para o contornado distal, outro tubo, o líquido é novamente bombeado para trocar o por potássio. Por fim, esse mesmo líquido chega ao tubo chamado coletar, onde repassa através do rim já em forma de urina diluída, ou mais concentrada. A urina então penetra a bexiga e se acumula.

A bexiga se dilata de acordo com a quantidade de urina, quando atinge seu limite de capacidade, emite sinais nervosos para o cérebro que por sua vez transmite informações sobre a vontade de urinar. Apesar de possuir um tamanho médio, os rins são responsáveis por funções vitais no organismo. Portanto, qualquer problema com os órgãos, ou com o sistema em que pertence, pode se adquirir uma doença renal crônica, capaz de destruir as estruturas renais até paralisar o seu funcionamento. O mais sério, é que a doença é silenciosa, sendo descoberta geralmente em fase aguda.

Além desse processo, os rins efetuam outras funções muito importante para o organismo, tais como:

  • Filtrar todos os líquidos corporais;
  • Eliminar substâncias tóxicas;
  • Eliminar substâncias exógenas;
  • Manter o equilíbrio de eletrólitos;
  • Produzir hormônios;
  • Regular a composição sanguínea;
  • Regular a nutrição de ossos e dentes;
  • Regular o equilíbrio do PH;
  • Regular o volume e a pressão de líquido corporal.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?