DicasFree.com » Gravidez » Funciona a calculadora do parto

Funciona a calculadora do parto

Confira no artigo se existe exatidão nos dados que as calculadoras de parto geralmente prometem informar.

     

Quando uma mulher fica gestante, uma das primeiras coisa que a mesma pensa é no mês correto que acontecerá o parto. Para isso, algumas pessoas tentam realizar um cálculo referente ao dia específico da concepção, ou a partir do primeiro dia do último fluxo menstrual. A gravidez portanto é convencionalmente calculada em semanas, e por causa disso, podem acontecer erros quanto a data correta para que o parto ocorra.

Um dos erros comuns que as pessoas comentem está na contabilidade da idade gestacional ou tempo de gravidez feita a partir dos meses, algo equivocado, pois os mesmo não tem uma duração fixa, alguns tem 30 dias, outros 31, além do mês de fevereiro que ainda é mais curto, tendo 28 ou 29 dias. Portanto, os mesmos não servem como padrão para calcular o dia exato para o parto.

Calculadora de parto

O cálculo exato sobre o parto pode ser equivocado até mesmo no exame realizado em clínicas.

Calcular a data a partir do dia da concepção também pode ser inconveniente, pois há casais que praticam uma relação íntima mais de uma vez durante um ciclo menstrual, o que aumenta a dificuldade em conferir a data correta da concepção. O cálculo feito com base na última menstruação, pressupõe a melhor opção de cálculo, pois indica a que ovulação e a concepção aconteceram cerca de 14 dias depois da último fluxo.

Em muitos sites é possível encontrar um programa que realiza o cálculo da data, é a calculadora de parto. Nesse programa é possível identificar tanto as datas significativas da gravidez, como também a data prevista de parto. Em alguns casos revela até mesmo o primeiro batimento cardíaco e as datas de concepção ocorrente. Para isso é preciso informar alguns dados na calculadora.

Geralmente, nas calculadoras é preciso inserir os seguintes dados:

  • Primeiro dia do último período menstrual – o dia em que veio a última menstruação.
  • Duração do ciclo – quanto tempo dura o fluxo menstrual

Mesmo apontando em grande maioria a data prevista para o nascimento do bebê, muitas calculadoras não possuem exatidão nos resultados. Mesmo porque existem ciclos menstruais irregulares ou que mulheres que não ovulam no 14º dia do ciclo. Portanto, afirma-se que a calculadora funciona, mas o recomendável é consultar com o médico e quando possível realizar os exames necessários, como o ultrassom.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?