DicasFree.com » Português » Fosse ou Foce

Fosse ou Foce

Neste artigo FOSSE OU FOCE tem informações sobre a forma correta de escrever a palavra fosse ou foce que é uma duvida que pode chegar as provas de vestibular.

     

A linguá portuguesa após muitos anos foi feita uma reforma para visando deixar mais fácil a escrita e a diminuição os erros de ortografia, porém com as mudanças ao invés de diminuir as duvidas para algumas pessoas o efeito foi o contrario aumentando mais as duvidas, entre palavras são campeãs de duvida relacionadas a escrita temos a palavra fosse ou foce, essa duvida sobre como escrever as palavras de forma correta, vão alem do primário e chega até as provas de vestibular.

A forma correta de escrever é fosse e não foce a forma correta e com ss não com c, as palavras e a forma de escrita gera muitas duvidas devido a forma de pronunciar que acaba confundindo a cabeça de muitas pessoas.

Exemplos:fosse ou foce

Para onde quer que eu fosse você jamais sairia do meu coração. Forma correta de escrita.
Para onde quer que eu foce você jamais sairia do meu coração. Forma incorreta de escrita.
Verbo “ir” no presente (Para onde quer que eu for você jamais vai sair do meu coração).

A palavra fosse é uma conjugação no futuro do verbo ser e ir que tem o significado de um ato que ainda vai acontecer. Uma possibilidade que pode ser certa ou incerta.

Mesmo que fosse possível eu não seria capaz de te esquecer. Forma correta de escrita.
Mesmo que foce possível eu não seria capaz de te esquecer. Forma incorreta de escrita.
Verbo “ser” no presente (Mesmo que seja possível, eu não sou capaz de te esquecer).

Nos exemplos acima vemos que a palavra escrita de forma correta e de forma incorreta transmitem a mesma mensagem, devemos ter cuidados com a ortografia pois é muito importante para o convívio social e profissional.
A palavra fosse tem o significado variado como é uma derivação de verbos, a oração completa deve ser analisada, a forma de escrita não altera o sentido da palavra o que pode fazer essa alteração é o contexto da oração.
O significado que a palavra quer transmitir com a grafia correta ou incorreta e a da palavra “fosse”, que antes devemos analisar como está sendo usada.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?