DicasFree.com » Saúde » Formol e alisantes perigos a saúde

Formol e alisantes perigos a saúde

A utilização do formol é comum entre os métodos de alisamento dos cabelos nos salões de beleza. Mas quais são os riscos que essa substância pode oferecer a saúde? Confira aqui no Dicas Free!

     

Pode-se dizer que o mundo da moda é bastante exigente. Em níveis industriais e globalizados, as tendências de moda chegam rapidamente a todos os cantos do mundo e são expostas nas vitrines das lojas, na propagandas dos mais variados produtos, na televisão e na grande indústria cinematográfica.

Se adequar aos esquemas da moda é estar inserido nesse montante de significados e representações sociais imagéticas. Apesar das diversas críticas diariamente feitas a esse mundo de tendências eurocêntricas – críticas feitas na maioria das vezes com boa intenção e historicamente viável -, a moda sempre foi algo cultural nas diversas etnias humanas.

Alisamento de cabelo e o Formol

O alisamento dos cabelos femininos é uma prática da moda atualmente e também uma das mais feitas em salões de beleza. Desde sempre, as mulheres enfeitam e modificam seus cabelos de acordo com as exigências culturais de suas sociedades. Com a globalização, esse conceito se tornou mais abrangente.

Alisar o cabelo - prática também cultural

Alisar o cabelo – prática também cultural (Foto: Divulgação)

Grande parte dos salões de beleza usam produtos ou procedimentos que utilizam o formol para alisar o cabelo. O conceito é simples: o formol ajuda a quebrar as pontes de hidrogênio, o que modifica a estrutura do cabelo, deixando-o mais liso e caído. O calor também tem esse mesmo efeito na famosa “chapinha”, porém de pouca duração.

O formol ajuda a prolongar esse efeito numa espécie de ação conservante. Tudo parece muito bom e bonito, porém os efeitos na saúde de quem utiliza o formol pode não ser dos melhores. O maior perigo – e mais comum – que o formol pode oferecer é incidência de câncer nos pulmões, na boca, complicações nas narinas, nos olhos e na cabeça.

A queda de cabelo também é um dos riscos apresentados pela aplicação do formol. A irritabilidade de nos olhos, boca e narinas pode ser facilmente percebida logo no primeiro contato. Altas dosagens dessa substâncias pode comprometer não só o visual desejados, mas também a saúde e levar a pessoa ao óbito em alguns casos.

Informações importantes

A presença de grandes quantidades de formol em produtos capilares não é regulamentada pela ANVISA no Brasil. O motivo, você já deve ter entendido. O formol é liberado apenas no processo industrial para servir como conservante dos agentes químicos do produto e sua concentração não pode ser superior a 0,2 %.

Isso significa que qualquer produto que contenha quantidades de formol superiores ao estipulado pela ANVISA está circulando na ilegalidade e não tem o selo de segurança dessa agência. Nesses produtos, as quantidades na embalagens podem ser demonstradas de forma errada propositalmente. Mas ainda assim, é possível perceber apenas pelo odor as quantidades de formol, pois o cheiro é bastante característico.

Portanto, tome cuidado. A beleza estética é culturalmente importante para os indivíduos sociais, mas jamais pode situar-se acima da própria saúde pessoal. Cuide-se!

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?