Formas de transmissão de energia térmica

Formas de transmissão de energia térmica

Quantas e quantas vezes você já ouviu falar de energia térmica? Essa é uma energia presente em vários lugares, inclusive em nosso corpo. A transmissão consiste na transferência de tal energia de um corpo para o outro, de acordo especificamente com a diferença de temperatura entre ambos. O processo é basicamente o fluído de um corpo com maior temperatura para um corpo de menor temperatura.

De acordo com as transmissões de energia térmica, elas podem ser ocorrentes de três formas distintas. Sendo essas:

  • Condução
  • Convecção
  • Irradiação

Vamos entender cada forma a seguir.

Condução – Tudo ocorre devido as partículas formadoras do corpo, ali acontece a transferência. Contudo, nessa forma não existe a possibilidade de transporte também da matéria durante o ato.

Um bom exemplo para isso é segurar uma barra de metal e colocar sua ponta sobre o fogo. Em pouco tempo, será possível sentir as ondas de calor e esse então queimará sua mão, ainda que a presença do calor estivesse somente em uma das partes. Você sabe qual é a explicação para isso?

Fonte de energia térmica.
Luz solar (Foto: Reprodução)

O processo é bem rápido e bastante simples, o que acontece é que as partículas do corpo (barra de metal) que estiveram em contato com o calor excessivo (fogo) começam a ter maior energia, quando relacionada com as outras partículas compositoras da barra. O grau de energia vai aumentando de acordo com o tempo em que a área contrária a que está segurando, esteja sobre a energia. Aos poucos o processo de passagem de partícula para partícula acaba chegando a sua mão. Até que assim, todo corpo (da barra de metal) se torna aquecido.

Quando estamos falando sobre processos que fazem a condução de forma totalmente rápida e prática, os chamamos de bons condutores. Quando o objeto no qual estamos citamos é aquele que faz o processo de forma mais lenta chamamos de mau condutores, ou até mesmo isolantes. Bons exemplos disso são:

  • Isopor
  • Borracha

Convecção – Já no caso da convecção, a referência se faz a ocorrência de fluídos como gases, líquidos e vapores. Tudo dependerá das diferenças de densidade presente nos fluídos envolvidos no sistema. O resfriamento de todos os alimentos encontrados dentro da geladeira é um bom exemplo disso. O processo consiste na menor densidade do ar quente sobre o frio.

Com isso, são formadas correntes de convecção dentro do aparelho resfriador que chegam a ser capazes de esfriar ou resfriar os alimentos que ali se encontram. A explicação lógica para que a área do congelador seja mais fria é devido o fato de ter ar frio mais denso que o ar quente, ali é o local onde se encontra a maior área de resfriamento.

Irradiação – De acordo com os dois tipos de transmissão citados acima, a decorrência dos processos só podem ser realizadas através de um material para que haja a transferência de calor. Enquanto isso, a irradiação está totalmente contrária, ela pode ser ocorrente ainda que não haja nenhum tipo de material. O processo acontece por ondas eletromagnéticas e raios infravermelhos que se propagam quando há falta do material, o conhecido vácuo.

Essa é a forma de transmissão pelo qual a Terra é aquecida pelo Sol (foto). Também é a forma como o café ou o chá pode ser mantido quente dentro de uma garrafa térmica, entre tantos outros exemplos.

Os vistos no dia de Hoje:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *