DicasFree.com » Estudos » Formas de estudo para vestibular

Formas de estudo para vestibular

Veja no artigo, as dicas sobre como estudar e absorver todos os conteúdos específicos que caem no vestibular.

     

Os vestibulares realizados por várias instituições educacionais, tem se tornado cada vez mais difíceis, desde o nível das questões enumeradas quanto ao número de candidatos concorrentes. Quem tira as melhores notas, além de ser aprovada, também pode influenciar na nota de corte do processo seletivo, e assim candidatos com notas boas mais inferiores são eliminados.

Pensando nisso e nas ótimas oportunidades em cursar cursos renomados tanto nas universidades federais públicas, quanto nas faculdades privadas, os candidatos elaboram diferentes métodos de estudos a fim de estender os conhecimentos sobre as disciplinas específicas dos exames e se aperfeiçoar nos estudos. Para isso contam com a ajuda de cursinho preparatórios criados especialmente para um determinado tipo de vestibular ou não, os grupos de estudos e também praticam o estudo em casa.

grupo de estudo

O grupo de estudo só é eficaz se o estudante consegue manter-se concentrado com a presença de outras pessoas.

Embora essas sejam opções muito utilizadas e de tamanha eficácia, o estudante precisa compreender que muito importante usar algumas técnicas que reforçam o estudo, do contrário podem deixar a perder o conhecimento e investimento feito nos estudos. Em primeiro lugar, é preciso ter ritmo nos estudos, focando sempre nos conteúdos que precisa aprender mais, intensificando o conhecimento.

Indo Alem do Cursinho

Além do cursinho, se houver a sua utilização, o estudante precisa organizar um horário parão de estudo em casa ou no grupo de estudo. A dedicação nesse processo, impede que aconteça um esquecimento do conteúdo, além de motivar ainda mais o estudo. Dentro dos estudos, o estudante pode utilizar de algumas ferramentas muito eficazes para memorizar o conhecimento, tais como simulados e exercícios.

Praticar o Conteúdo

Todo conteúdo só é fixado através de exercícios, que possuem a função de auxiliar no que está correto ou incorreto de se afirmar dentro de uma matéria. Outra dica de estudo é ler os livros pedidos no processo seletivo, se não haver possibilidade de encontrar um exemplar completo, vale ler o resumo, mas o ideal é ler a obra integral. Afinal, sempre cai nas provas alguns detalhes agregando pontos importantes a nota.

Fazer o máximo possível de redações com temas diferenciados também ajuda no vestibular. O estudante além de aprimorar a escrita e concordâncias do uso de termos e palavras, ao mesmo tempo consegue praticar a dissertação e interpretação de texto. A dica é escrever uma redação por semana, se possível peça a avaliação de uma pessoa instruída ou professor.

Mudança de Atitudes

A última dica está em relacionar-se com os diferentes temas abordados na atualidade. Várias questões sociais, familiares, religiosas, tecnológicas, esportivas, políticas e etc., são facilmente incluídos nos vestibulares, portanto é fundamental buscar informações em revistas, jornais e sites que contenham esse tipo de conteúdo. A informação sobre o que o mundo está vivenciando é muito importante, além de ser útil para identificar afirmativas, também contribui para a formação de argumentos.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?