DicasFree.com » Saúde » Fibras alimentares solúveis e insolúveis

Fibras alimentares solúveis e insolúveis

Para saber mais informações sobre as fibras solúveis e as insolúveis, acompanhe este artigo!

     

Fibras

As fibras são parte fundamental da dieta de todos os seres humanos. Sem elas, possivelmente haverá fraqueza, desânimo e isso surgirá alguns outros problemas que acontecem devido a perca de cálcio, ferro e nutrientes necessários para que o corpo reaja da melhor forma possível normalmente.

Todas as fibras são compostas de algumas características. Todas elas, de maneira geral são de origem vegetal, carboidratos, enzimas digestivos, tem resistência a hidrólise e são fermentáveis. Existem apenas duas categorias de fibras, essas mesmas podem ser classificadas apenas como solúveis ou insolúveis.

Fibras solúveis

As fibras solúveis podem trazer benefícios de maneira geral ao corpo humano. Elas fazem com que o metabolismo humano funcione corretamente, ajuda na nutrição do corpo de forma geral, esvazia o suco gástrico, previne o colesterol alto, e também melhora a questão do tempo necessário para a digestão dos alimentos.

fibras soluveis

Além de tudo isso, também é ótima na prevenção do câncer colorretal. Ajuda também na absorção muito mais rápida do açúcar ingerido e também do açúcar transformado a partir de alimentos. A pectina e a hemicelulose, são as substâncias que mais podem causar benefícios ao corpo humano.

Fibras insolúveis

As fibras insolúveis são mais encontradas nas frutas e qualquer tipo de alimento onde é possível ser ingerido com casca. Bem como, maçãs e pêras. Também podem ser encontrados em sementes, fazendo com que o bolo fecal encontrado no intestino se desfaça. Diminui assim o tempo de trânsito colônico.

652-01669198

Também podem ser encontradas em outros alimentos como grãos de cereais, trigo, soja e centeio. Essas mesmas fibras podem aumentar o período de evacuações. Além disso, protege o organismo contra enzimas e bactérias, aumentam a tolerância a glicose e reduzem significavelmente o colesterol.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?