DicasFree.com » Doença » Feridas no Couro Cabeludo

Feridas no Couro Cabeludo

As principais fatores que podem causar o acometimento de feridas no couro cabeludo, são os fatores climáticos, alimentares e emocionais, uso de produtos que causam reações alérgicas, e condições como eczema, seborreia e foliculite também podem causar feridas no couro cabeludo.

     

A pele de aspecto mais grosso que reveste e protege o crânio é denominada como couro cabeludo, e se caracteriza por propiciar a formação dos fios capilares. Os fios capilares desempenham algumas funções de extrema importância para o couro cabeludo, tais como proteger o couro cabeludo e a cabeça de uma maneira geral dos raios solares, proteger contra impactos mecânicos.

Os fios também funcionam como um isolante térmico, além de proporcionarem benefícios estéticos. Alguns fatores podem propiciar o acometimento de feridas no couro cabelo, ou até mesmo danos a saúde dos fios capilares. Dentre estes fatores destacam-se os processos estéticos capilares que se constituem no uso de substâncias abrasivas que ocasionam reações alergicas, além de desequílibrios hormonais.

Feridas no couro cabeludo.

Lesões no couro cabeludo

Outros fatores que também podem estar relacionados ao acometimento de feridas no couro cabeludo, são os fatores climáticos, alimentares e emocionais. Veja a seguir um guia com informações sobre as principais condições que podem propiciar o acometimento de feridas no couro cabeludo.

Guia de tipos de condições que podem causar feridas no couro cabeludo:

Eczema:
O eczema é uma reação cutânea que possui origem alérgica, pruriginosa e inflamatória e que pode causar as seguintes características no couro cabeludo, descamação, vesículas, crostas e eritema. Além disso as vesículas passam por um processo de exsudação, ou seja, as mesmas se rompem e o líquido presente se expande causando crostas e com aspecto de couro.

Seborreia:
A seborreia é uma condição que geralmente é ocasaionada por fatores emocionais, hormonais, climáticos ou alimentares. A mesma se caracteriza por apresentar excesso de oleosidade no couro cabeludo, sendo que essa oleosidade é decorrente das glândulas sebáceas. Além disso também surgem pequenas lesões que se assemelham a espinhas, coceira e os fios capilares ficam pesados.

Foliculite:
A foliculite se caracteriza por apresentar vermelhidão, e pequenos pontos de infecção e inflamação com presença de pus no couro. A foliculite também causa dor, sensação de queimação e formigamento no couro cabeludo.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?