DicasFree.com » Doença » Febre Tifóide

Febre Tifóide

A Febre Tifóide é uma doença que pode atacar pessoas das mais variadas faixas etárias e nos mais diferentes lugares do mundo. Entenda mais sobre o assunto clicando no post.

     

Em países onde não há uma preocupação ou mesmo condição governamental com o saneamento básico, é comum que a qualidade de vida dos habitantes seja muito baixa e que estes estejam mais suscetíveis ao contágio de diversos tipos de doenças infecciosas ocasionadas principalmente no acúmulo de secreções.

A Febre Tifoide é uma dessas doenças que podem mais facilmente ser transmitidas ao corpo humano. Apesar de ser mais comum em países na situação descrita acima, a bactéria responsável pela enfermidade pode ser encontrada em quase todas as regiões habitadas por seres humanos no mundo.

Febre Tifoide – o que é ?

A Febre Tifoide é considerada uma doença de natureza grave, ocasionada pelo contato com a bactéria Salmonella Typhi, em quase todas as regiões do mundo. A transmissão dessa bactéria é feia principalmente em contato com secreções humanas contaminadas e o manuseio inadequado e ingestão de alimentos que foram lavados previamente.

Salmonella Typhi

Salmonella Typhi

Também pode ser ingerida pela água contaminada. Apesar da ação corrosiva do ácido gástrico, a bactéria salmonella é resistente o suficiente para cegar nas paredes do intestino e se infiltrar na corrente sanguínea. A partir daí, a bactéria se multiplica dentro das células de defesa do corpo humano, atacando o fígado, o baço, a vesícula e intestino.

Sintomas e tratamento

Os principais sintomas da fere tifoide surgem com o retardamento dos batimentos cardíacos, seguido de febre alta, dores de cabeça, tosse seca, prisão de ventre ou diarreia, inchaço no baço,  manchas rosas e mal estar geral.

A doença é grave e em pacientes que não sejam devidamente tratados, e comum chegar ao óbito. Para tratar os casos de febre tifoide, o paciente deve tomar antibióticos adequados e se reidratar. Se for necessário, a internação hospitalar pode ser uma ótima escolha para hidratar e aplicar os antibióticos de forma injetável.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?