DicasFree.com » Menstruação » Falha na menstruação com anticoncepcional?

Falha na menstruação com anticoncepcional?

Saiba porque e como pode acontecer de a mulher ter menstruação falha durante o uso de anticoncepcional.

     

A menstruação é um fenômeno natural do organismo feminino, que consiste em determinara condição de sua fertilidade. Caracterizada como um fluxo de sangramento que ocorre todos os mês e dura cerca de 6 dias, a menstruação faz parte do processo do sistema reprodutivo da mulher, e acontece quando o endométrio se descama, uma vez que o óvulo reproduzido não chegou a ser fecundado.

Ciclos e efeitos da falha na menstruação

Quando o óvulo produzido durante o ciclo seja fecundado propriamente no período fértil, dá-se a concepção. Portanto não há presença de fluxo, sendo este o mais importante e primeiro sintoma de uma mulher gestante. Lembrando que existem outros fatores existentes que podem provocar o atraso e ausência do fluxo menstrual, tais como o uso de medicamentos e distúrbios psicológicos.

anticoncepcional

É muito difícil um anticoncepcional falhar, mas pode surtir alguns sintomas, como pequenos sangramentos.

Como a menstruação causa alguns incômodos para a mulher, dores, aumento de fluxo, entre outros sintomas, muitas optam por controlar esse evento natural através do uso de contraceptivos, entre eles o mais evidente e o anticoncepcional oral. Utilizado também para prevenir contra a gravidez, o anticoncepcional também regula o fluxo menstrual, diminuindo os dias e a quantidade de seu fluxo.

Apesar de o sistema reprodutivo da mulher ser comum a todas, o organismo pode reagir de maneiras diferenciadas, por isso que os variados tipos de anticoncepcionais se adaptam de acordo com cada mulher. Por causa disso, pode ser que aconteça um sangramento mesmo que a pessoa esteja tomando o anticoncepcional. A quantidade hormônios sintéticos do medicamento pode ser insuficiente para o organismo, ou excessiva.

Mudar de Anticoncepcional altera a menstruação ou atrasa ?

Ao fazer a troca da pílula anticoncepcional também influencia no fluxo, fazendo com que escapes ocorram. De acordo com os estudos, a taxa de falha do método de contracepção oral é muita baixo, capaz de proteger o organismo 99%. Por isso é de tamanha importância consultar-se com um médico e verificar qual é o melhor anticoncepcional utilizar, evitando sintomas adversos e problemas adjacentes. Ao ser indicada pela melhor opção, a mulher precisa fazer o consumo de acordo com as instruções do anticoncepcional, tais como iniciar-se no primeiro dia da menstruação, tomar na ordem correta e sempre no mesmo horário ou aproximadamente.

Texto do mesmo assunto:


Quer comentar ?